quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mapa firma parceria com a Embrapa Café para executar projetos de pesquisa


A Secretaria de Produção e Agroenergia (Spae) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento firmou parceria com a Embrapa no montante de R$ 5 milhões voltados para a pesquisa de café. Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (3) normativa do acordo. Os recursos são do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014.

Os projetos a serem contratados possuem os seguintes focos temáticos: sustentabilidade da cafeicultura de montanha, estresses bióticos e abióticos, qualidade e marketing para a rentabilidade e deficiência dos processos de transferência de tecnologia. O tempo médio de duração dos projetos é de quatro anos.

Para a secretária da Spae, Cleide Laia, os investimentos em pesquisa do café são fundamentais para o crescimento do setor. “As ações promovidas em áreas importantes como melhoramento genético, desenvolvimento de cultivares com alto potencial de produtividade e qualidade, manejo de pragas, entre outros, fazem do Brasil um líder mundial em tecnologias de produção voltadas para a cultura. Por isso somos o maior produtor e exportador de café”, destaca.

A parceria consiste na execução de projetos de pesquisa selecionados do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa Café. Os temas foram definidos como prioritários pelo setor cafeeiro durante o workshop “Fortalecendo a Rede com novos projetos do Consórcio Pesquisa Café”, realizado em dezembro de 2012.

Clique aqui para acessar a norma no Diário Oficial da União.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203/3085
Esther Caldas
esther.silva@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário