terça-feira, 24 de junho de 2014

Governo zera TEC para importação de 1 milhão de toneladas de trigo


A Câmara de Comércio de Comércio Exterior (Camex) zerou a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre a importação de trigo comprado pelo Brasil de fora do Mercosul. A tarifa de 10% será retirada para compra de 1 milhão de toneladas do cereal até o dia 15 de agosto. A decisão, com data de 20 de junho, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

• Rio Grande do Sul pode anunciar redução de ICMS do trigo esta semana

Em maio, o cenário observado pela Camex era de preços estáveis no mercado interno, mas as dificuldades da Argentina de fazer o suprimento de trigo ao Brasil elevou a importação do produto norte-americano, aumentando os preços para a indústria moageira. O balanço até agora é de que o Mercosul exportou de janeiro a maio apenas 1,5 milhão de toneladas de trigo para o Brasil. No mesmo período do ano passado, especialmente a Argentina, havia vendido 2,7 milhões de toneladas ao Brasil. Na contramão desse movimento, a importação de trigo dos Estados Unidos saltou de 225 mil toneladas para 945 mil toneladas no mesmo período de comparação.

A retirada do imposto até agosto foi determinada pelo Ministério da Fazenda. Preocupado com o impacto do preço do produto na inflação, o Ministério pressionou pela mudança, contrariando inclusive uma orientação do Ministério da Agricultura, que sinalizava oferta com a entrada da safra brasileira, a partir de julho.

Em nota, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), um dos maiores produtores de trigo do Brasil ao lado do Paraná, lamentou a posição do governo brasileiro. O presidente da Comissão de Trigo da entidade, Hamilton Jardim, considera que a medida poderá afetar os preços recebidos até o final do ano, pois prejudica a safra brasileira, que inicia em setembro.

– O governo argumenta que é para segurar o custo do preço do pão, que pressiona a inflação. Já mostramos para o governo que o trigo responde apenas por 14% do custo da farinha. Por isso, não é por culpa do produtor, que tem seus preços achatados nos últimos meses. É culpa de atravessadores e especuladores que pressionam o governo e, consequentemente, conseguiram liberar a TEC.

Diante da pressão baixista no mercado com a projeção de safra recorde do cereal, Jardim defende a intervenção política do governo.

– Já colocamos isso quando o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo, esteve conosco na Farsul. Temos necessidade de mecanismos de apoio à comercialização da próxima safra. Precisamos de AGF [Aquisições do Governo Federal] sob pena de haver desestímulo para a cultura no Sul do país – apontou o especialista.

Fonte: Estadão

1 comentários

Dantecowel 19 de fevereiro de 2024 às 03:57

I appreciate the time you spent writing this. Es evidente que has hecho mucho trabajo de excavación y destilación para crear tu obra. Los ejemplos de información y los hechos son muy beneficiosos. I am sure many readers will find this post useful. ¡Sigue con tu excelente trabajo! I look forward to seeing more fascinating factoids from your point of view in the future. ¡Muchas gracias por tu contribución!
DUI Lawyer Fairfax County

Postar um comentário