Cerca de 70% dos agricultores brasileiros já utilizam o plantio direto na palha, mas para a Federação Nacional do Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), a técnica deve chegar a abranger 100% da produção nacional nos próximos anos. Para disseminar a prática e seus benefícios, a instituição promove, de 12 a 14 de agosto, o 14º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, na cidade de Bonito. O lançamento oficial do evento foi realizado nesta quinta-feira (5), na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande.
"Era um sonho conseguir trazer o evento para Mato Grosso do Sul. Aqui temos a representação do plantio direto em pleno funcionamento. Em 1972 já ouvíamos falar na técnica, mas somente final dos anos 80 é que virou uma prática" disse o vice-presidente da Febrapdp , Lúcio Damália, na cerimônia de lançamento.
Segundo a Federação, em 70% do território brasileiro, que corresponde a 35 milhões de hectares, a técnica já é empregada. Lúcio explica que o uso dos restos de vegetais de culturas anteriores e tem como maior benefício a proteção dos solos contra erosões e insolação. "Com o plantio direto na palha existe a preservação da microflora e microfauna do solo”, complementa Lúcio, que é presidente da Comissão Organizadora do 14º Encontro Nacional.
O presidente da Fundação MS, uma das realizadoras do encontro, ressalta a relevância do encontro em Bonito. “Ainda temos muito a avançar e debater sobre o Plantio Direto. O evento será de grande importância para discutirmos e avançarmos juntos”, afirma Luis Alberto Moraes Novaes. A Fundação MS foi pioneira no desenvolvimento de pesquisas sobre a técnica, no início da década de 90. "O sistema é aconselhável para todos os tipos de solo e funciona até em solos mais frágeis e arenosos. Além disso, a técnica é a mais sustentável que temos a disposição", diz o diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe.
“O plantio direto na palha representou uma revolução silenciosa na agricultura e que vem ganhando espaço”, apontou o presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel. A cerimônia de lançamento contou com representantes da OCB, Embrapa, Agraer, Senar, Aprosoja, Sindicato Rural de Campo Grande e OAB/MS.
Serviço
O 14º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é uma realização da Fundação MS, Sistema Famasul, e Embrapa Agropecuária Oeste, com apoio do Sistema OCB-MS, Aprosoja, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unigran, GPP (Grupo Plantio na Palha) e outras instituições. As inscrições para participação e envio de trabalhos técnico científicos já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://febrapdp.org.br/14enpdp/.
O encontro acontece no Centro de Convenções de Bonito, de 12 a 14 de agosto de 2014. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Febrapdp, o www.febrapdp.org.br.
Fonte: Sato Comunicação
0 comentários
Postar um comentário