sexta-feira, 30 de maio de 2014

Agropecuária cresce 3,6% no primeiro trimestre e impulsiona o PIB do Brasil


A agropecuária lidera, mais uma vez, o desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, registrando crescimento de 3,6% em relação ao quarto trimestre de 2013. Neste mesmo período, o PIB do Brasil aumentou apenas 0,2%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje os resultados do PIB.

A Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lembra que, enquanto o setor agropecuário apresentou alta de 2,8% quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB nacional cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2014.

Apesar dos problemas climáticos observados em 2014, a safra brasileira de grãos e fibras deverá atingir o recorde de 191,2 milhões de toneladas, justificando as expectativas de crescimento do setor neste ano.

No primeiro trimestre, destacam-se a soja, o arroz e o feijão primeira safra, que registram aumento de produção de 6,35%, 7,69% e 55,46%, respectivamente, contribuindo para o bom desempenho da agropecuária.

A expectativa é de que, no próximo trimestre, o setor agropecuário mantenha a tendência de crescimento. Isto porque, nos meses de abril, maio e junho, há o término da colheita da safra de verão e o início da colheita da segunda safra e da safra de algodão, que deverão sustentar o crescimento do PIB. Também se encerrará no próximo trimestre a colheita do café e da cana-de-açúcar, mas estas duas culturas devem registrar queda, em função de problemas climáticos.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

0 comentários

Postar um comentário