sexta-feira, 23 de maio de 2014

11º Congresso Nacional de Pesquisa de feijão


Com o tema central "Tecnologias para a Sustentabilidade da Cultura do Feijão" será realizado em Londrina – PR, no Centro de Eventos, no período de 22 a 24 de julho de 2014, a décima primeira edição do Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE), sob a promoção do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR.

O CONAFE é realizado no Brasil a cada três anos, sendo que a primeira reunião sobre pesquisa de feijão, denominada I Simpósio Brasileiro de Feijão, foi em agosto de 1971, em Campinas‐SP e, em janeiro de 1982, Goiânia – GO sediou a primeira Reunião Nacional de Pesquisa de Feijão (RENAFE). A partir da sétima edição, realizada em Viçosa ‐ MG em 2002, o evento passou a se chamar Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE).

O Paraná, maior produtor nacional de feijão (aproximadamente 700 mil toneladas na safra de 2012‐2013) sediou em julho de 1993 em Londrina‐PR, com organização do IAPAR a IV RENAFE e, em julho de 2014, voltará a promover o principal evento técnico‐cientfico sobre essa cultura.

O objetivo do Congresso é discutir e debater temas científicos e as inovações tecnológicas relacionadas com a cadeia produtiva do feijão, tais como sistemas de produção, manejo e conservação de solos, fertilidade dos solos, manejo integrado de pragas, doenças e de plantas invasoras, melhoramento genético, biotecnologia, mecanização, irrigação, tecnologias para produção de sementes, consumo, comercialização, armazenamento e outros. 


Estima-se a participação de 1.000 pessoas no 11º CONAFE, entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da extensão rural e assistência técnica, produtores e empresários rurais, bem como a presença de renomados palestrantes do Brasil e do exterior. Na programação técnico-científica está prevista a apresentação de conferências, palestras e painéis. Também haverá a apresentação de aproximadamente 600 trabalhos na forma de pôsteres, com os resultados de pesquisas dos participantes inscritos, bem como a divulgação e promoção dos produtos e serviços das empresas patrocinadoras do evento.

http://www.conafe2014.com.br/

Fonte: IAPAR

0 comentários

Postar um comentário