quarta-feira, 12 de março de 2014

Inscrições abertas para o 5º Seminário Nacional de Tomate de Mesa


Encontram-se abertas as inscrições para a 5ª edição do Seminário Nacional de Tomate de Mesa (SNTM), que será realizado nos dias 08 e 09 de abril de 2014, no Teatro UNIMEP, em Piracicaba, São Paulo. As inscrições poderão ser feitas clicando aqui e consultas acerca do evento através do e-mail inscricao@wineventos.com.br. Único fórum especializado na cultura do tomate de mesa, o seminário é tido como de extrema relevância por todos os elos da cadeia produtiva, haja vista a abordagem de temas diretamente “relacionados com os avanços tecnocientíficos, as tendências e os desafios futuros para a cultura do tomate de mesa numa perspectiva brasileira e internacional”, de acordo com o professor Paulo César Tavares de Melo, da Esalq/USP e coordenador científico do 5º SNTM.

O professor informa que além da participação de palestrantes reconhecidos internacionalmente, de países com alta tecnologia na produção de tomate de mesa como Estados Unidos, Canadá e Chile, a quinta edição do seminário contará com uma inovação. Segundo ele, pela primeira vez em sua história, o seminário incluiu na sua programação o “Minicurso sobre tecnologia da produção de tomate em ambiente protegido”, que será ministrado por profissionais ligados à empresa Estufas Agrícolas Comércio e Assessoria – EACEA. Para Paulo César, “uma iniciativa que certamente agregará valor ao evento”.

Além de cultivo protegido, a programação contempla temas como o manejo de doenças e pragas, técnicas de cultivo em ambiente protegido e em condições de campo aberto, mecanização das operações de cultivo, adubação, uso racional de insumos e ainda estratégias para alavancar itens como consumo, comercialização e distribuição. “A palavra de ordem hoje é produzir mais com menos, daí a nossa preocupação em dotar a programação de abordagens relacionadas a essa realidade, já que a expectativa é reunir, entre o público presente, de 80 a 90% representantes do setor produtivo, responsáveis por abastecer o mercado”, anota o coordenador.

Hortaliças


A conferência de abertura do evento, “Avanços no melhoramento do tomateiro para sistemas sustentáveis de cultivo”, será do doutor Jay Scott, da Universidade da Flórida, Gainesville, EUA. O pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Warley Nascimento informa que na data seguinte ao seminário, 10/04, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) receberá o conferencista que proferirá palestra sobre a cultura do tomate, especialmente sobre os trabalhos de melhoramento genético, assim como as parcerias da Universidade da Flórida com as empresas de sementes.

Programação


Clique aqui e acesse a programação do seminário.

Anelise Macedo – jornalista (MTB 2749/DF)
Embrapa Hortaliças
Contato: (61) 3385-9109; anelise.campos@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário