sexta-feira, 14 de março de 2014

Comissão do Meio Ambiente rejeita taxa para corte de árvores


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou na terça-feira (12) proposta (PL781/11) que estabelece cobrança de taxa para corte de árvores. Pelo texto, o valor será cobrado sempre que a operação exigir autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o projeto, caberá também ao órgão ambiental federal cobrar a taxa, mas os recursos devem ser repassados à prefeitura para o plantio de cinco novas árvores.

Na opinião do relator, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), a cobrança por um órgão e a gestão dos recursos por outro inviabilizam a proposta. “Isso exigiria a constituição de uma custosa burocracia para gerir e fiscalizar a cobrança e a aplicação dos recursos, o que não nos parece desejável e nem mesmo factível”, sustenta.

Ainda conforme o texto, o valor da taxa será estabelecido pelo Ibama com base no custo de produção e plantio das mudas de árvore. A espécie e o local de plantio deverão obedecer à política e à legislação municipal sobre arborização urbana.

Tramitação
O projeto já foi rejeitado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, mas ainda será votado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito) e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-781/2011

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

Fonte: 'Agência Câmara Notícias'

0 comentários

Postar um comentário