segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

São Paulo: Três cidades receberão o Workshop Seringueira em 2014


O Workshop Seringueira, realizado pela Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), se tornou um evento referência no segmento da heveicultura. Promovido desde 2008, o workshop já passou por diversas cidades, grande parte delas no interior do Estado de São Paulo, mas também em Minas Gerais e no Paraná.

O objetivo do evento é disseminar informações de qualidade sobre o setor da borracha natural e promover a cultura. Neste ano, a programação passará apenas por três cidades paulistas: São José do Rio Preto, Jales e Bebedouro.

O primeiro Workshop Seringueira do ano será em São José do Rio Preto. Marcado para 21 de fevereiro, com início às 8 horas, o evento será realizado no Plaza Inn Hotel Nacional e terá em sua programação as seguintes palestras: Mercado da borracha natural, O ABC da seringueira, Gerenciamento do Seringal, Trabalho na Heveicultura, Cooperativismo, Cadastro Ambiental Rural e Normas para Produção de Mudas de Seringueira no Estado de São Paulo.

Heiko Rossmann, diretor executivo da Apabor, explica que o workshop é uma oportunidade para atualização de conhecimentos para quem já é produtor de borracha natural, e também para quem busca mais informações sobre a cultura antes de fazer seu investimento.

“Em São José do Rio Preto, vamos esclarecer aos participantes dúvidas sobre o mercado da borracha natural que surgem tanto para aqueles que já trabalham com a heveicultura, como para quem têm interesse em ingressar no setor. Vamos explicar porque os preços estão caindo, falar sobre as linhas de crédito para o setor da borracha, as formas legais de contratação de mão de obra, assim como dar dicas quanto à regularização ambiental da propriedade rural. Vamos falar também sobre a força da coletividade no agronegócio. Outro tema importante que será abordado é a Resolução SAA 154, oportunidade em que explicaremos o que vai mudar na vida do produtor com as novas normas”, garante Rossmann.

As cidades que serão sede do evento foram escolhidas de acordo com o potencial para a heveicultura. O intuito é possibilitar que informações técnicas e mercadológicas cheguem à todos os envolvidos na cadeia produtiva de borracha, para que tenham condições de potencializar a produção do seringal e atingir melhores resultados na cultura.

Em 2013, o projeto Workshop Seringueira percorreu 10 cidades em São Paulo. São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Marília, Olímpia, Araçatuba, Votuporanga, Bebedouro, Presidente Prudente, Lins e Bauru são os municípios que receberam o evento, reunindo ao todo mais de mil participantes.

Para se inscrever basta acessar o site da Apabor – www.apabor.org.br - e efetuar o cadastro. O Workshop Seringueira é um evento gratuito para os associados da Apabor, com inscrição antecipada pela internet ou pelo telefone (17) 3235-1088. Para os não associados, o valor da inscrição antecipada é de R$ 100. Mais informações pelo e-mail apabor@apabor.org.br ou telefone (17) 3235-1088.

Agenda 2014


21/02 - São José do Rio Preto/SP

12/04 – Jales/SP

14/06 – Bebedouro/SP

Programação do Workshop Seringueira em São José do Rio Preto

08h00 Credenciamento

09h00 Abertura

09h30 Mercado da borracha natural / Por que os preços estão caindo? (Heiko Rossmann – APABOR)

10h20 Intervalo

10h40 O ABC da seringueira / Conheça as linhas de crédito para o setor de borracha (Banco do Brasil)

11h10 Gerenciamento do seringal / Aumente a lucratividade no seu agronegócio (Marcos Roberto Murbach – Santa Helena Agrícola)

12h00 Almoço (incluído)

14h00 Trabalho na heveicultura / Conheça as formas legais de contratação de mão de obra (Luciano do Prado – Conveniado APABOR)

14h50 Cooperativismo / A força da coletividade no agronegócio (Thays Magalhães da Silva – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop)

15h40 Intervalo

16h00 Cadastro Ambiental Rural – CAR / Entenda como regularizar a sua propriedade rural (Marcos Cesar Caminholla – Conveniado APABOR)

16h50 Normas para produção de mudas de seringueira no Estado de São Paulo / Produtor rural, saiba como a Resolução SAA 154 muda a sua vida (Heiko Rossmann – APABOR)

17h40 Encerramento

Serviço

Workshop Seringueira São José do Rio Preto

Data: 21 de fevereiro

Local: Plaza Inn Hotel Nacional - São José do Rio Preto – SP Rua Prof. Carlos Ibanhez, 35 - Mansur Daud

Horário: das 8h às 18h

Inscrições: R$ 100 para não associados, com inscrição antecipada pela internet(www.apabor.org.br) ou pelo telefone 17 3235-1088. No dia, o valor será alterado.

Evento gratuito para associados da Apabor, com inscrição antecipada pela internet.

Fonte: Painel Florestal

0 comentários

Postar um comentário