terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Embrapa: III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos abre espaço para sugestões na programação


A Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) abriu um espaço para que pesquisadores, estudantes e outros profissionais que atuam na área de recursos genéticos de plantas, animais ou microrganismos no Brasil e no exterior participem da elaboração do programa científico do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. O evento acontecerá em Santos (SP), entre os dias 18 e 21 de novembro de 2014, e as sugestões de temas, conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos podem ser enviadas até o dia 16 de fevereiro – acesse o link para o envio.

O objetivo das instituições responsáveis pela promoção do evento é torná-lo mais interativo. No caso de mesas-redondas, a participação de profissionais de diferentes instituições e regiões será considerada um diferencial para a seleção.

O site do evento já está sendo construído e as novidades podem ser acompanhadas aqui. Mais informações estão disponíveis também no site da SBRG e no Facebook.

Os congressos anteriores

O Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.

O atual presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Gimenes, explica que a organização de um congresso de recursos genéticos no Brasil é um grande desafio, já que existem muitas instituições atuando nessa área no País e as informações encontram-se muito dispersas. “Os eventos científicos são espaços privilegiados de troca de conhecimentos e experiências entre representantes das instituições de pesquisa, ensino e estudantes”, afirma.

Além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, o evento é também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira.

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.
Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.

O I Congresso foi realizado em Salvador (BA) em 2010, e reuniu mais de 800 pessoas. O II aconteceu em 2012, em Belém (PA) e contou com a apresentação de mais de 600 trabalhos científicos.

Para o terceiro, que acontece este ano, os organizadores esperam uma participação ainda mais efetiva e interativa. “Por isso, resolvemos abrir um espaço exclusivo para que as pessoas participem diretamente da elaboração da programação”, explica o presidente da SBRG.

Os recursos genéticos constituem a base da alimentação humana, mas é preciso que a sociedade brasileira entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na sua conservação e uso sustentável no País. Por isso, a popularização deste tema é um dos principais objetivos do evento, como afirma Gimenes: “é importante que as discussões sobre recursos genéticos extravasem os muros das universidades e das instituições científicas e passem a fazer parte do dia a dia dos cidadãos”.


Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672;

0 comentários

Postar um comentário