quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Alertas de Mercado: Algodão, Boi e Suínos


Algodão

Os preços do algodão em pluma estão em alta no mercado brasileiro. No correr de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias acumulou expressiva elevação de 8%. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem dos baixos estoques, da demanda firme e da retração de parte de produtores, que está focada no cultivo da nova safra. 

As altas das paridades de exportação e importação, influenciadas pelos preços externos e pelo dólar, também favorecem a valorização da pluma no Brasil. Entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, especificamente, o aumento foi de 0,5%, fechando a R$ 2,2998/lp nessa terça-feira, 4. 

Boi

O ritmo de negócios envolvendo boi gordo segue lento. Operadores consultados pelo Cepea continuam relatando um mercado de oferta restrita. A falta de chuva e o forte calor verificados em grande parte do Brasil desde o fim do ano passado prejudicam o desenvolvimento das pastagens, dificultando a engorda de animais que seriam abatidos neste início de 2014. 

Com isso, mesmo neste período tradicionalmente considerado “entrada de safra”, a oferta de bois se mantém relativamente baixa e os preços, firmes, contrariando expectativas de operadores que aguardavam o movimento típico para o período em outros anos. Nessa quarta-feira, 5, o Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa (estado de São Paulo) fechou a R$ 115,49, alta de 0,4% em relação à quarta anterior.

Suínos

Os preços da carne suína seguem recuando na maioria das regiões pesquisadas pelo Cepea. Além da demanda interna enfraquecida (típica desta época do ano), pesquisadores do Cepea indicam que as exportações ainda não sinalizaram reação. 

Há três meses seguidos, os embarques do produto in natura vêm registrando queda. No mercado doméstico, as vendas de carne ao consumidor continuam fracas, o que mantém as cotações do produto em queda em grande parte das praças consultadas pelo Cepea. 

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br 

0 comentários

Postar um comentário