quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Conab programa compra de feijão


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) programou a compra de 64 mil toneladas de feijão para o mês de fevereiro por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), com um desembolso previsto de R$ 100 milhões.

A Conab está propondo comprar a leguminosa nos estados onde o preço está abaixo do mínimo. São eles: Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos produtores de feijão e após reivindicação do setor, o secretário Neri Geller encaminhou para análise da Conab a importância da realização da AGF para a liberação de mais recursos financeiros pelo Governo, para a compra e formação de estoques reguladores do produto.

O secretario ressaltou que se o preço continuar abaixo do mínimo, o governo federal aumentará as quantidades para garantir preço ao produtor. “É importante frisar que com este trabalho está sendo desenvolvido e a renda do produtor será assegurada. O foco agora é que seja controlada a acentuada queda nos preços da leguminosa”, pontuou Neri Geller.

Saiba mais

A AGF é um instrumento da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Produtores rurais, agricultores familiares e/ou suas cooperativas são beneficiários dessa modalidade, cuja aquisição é realizada quando o preço de mercado estiver abaixo do preço mínimo estabelecido para a safra vigente de qualquer produto da pauta da PGPM, condicionada ao repasse pelo Tesouro Nacional dos recursos para a operacionalização das aquisições.

Mais Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(61) 3218-2178
Michelle Moura
michelle.moura@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário