segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Senar-MT lança treinamentos para a cadeia produtiva do algodão


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) lança cinco novos treinamentos voltados para a qualificação da mão de obra da cadeia produtiva da cotonicultura. Os novos cursos atendem à demanda dos produtores de algodão, apresentada durante o workshop das Cadeias Produtivas, realizado pela entidade em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) no ano passado com o objetivo de traçar as novas necessidades do setor rural do Estado.

De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado de Mato Grosso é hoje o maior produtor de algodão do Brasil e responde por aproximadamente 50% das exportações nacionais de pluma, participando com 52,3 mil toneladas dos embarques brasileiros.

Visando ampliar a produtividade do Estado, o SENAR-MT lançou os treinamentos: Preparo da área de plantio do algodoeiro (24 horas); Sistemas de manejo de solo para o plantio do algodão (24 horas); Manejo fitossanitário da cultura do algodoeiro (40 horas); Tratos culturais para o algodoeiro (40 horas); e Classificação e comercialização do algodão (16 horas). “O produtor já pode solicitar capacitações para os trabalhadores que vão desde o preparo da área para o plantio até a comercialização do produto”, revela a gerente de Educação Profissional Rural do SENAR,Tatiane Perondi.

“No treinamento Classificação e Comercialização do Algodão, o participante terá informações sobre a fase final da produção como critérios de exportação, padrões da pluma e formação do preço de acordo com a qualidade”, explica a coordenadora da Equipe de Pedagogia da entidade, Rafaella Tognietti. “Além do conteúdo específico, os treinamentos do SENAR-MT apresentam ao participante assuntos como cidadania e segurança no trabalho”, completa.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado lembra que em 2013 a entidade de ensino rural já lançou 14 novos treinamentos, três no setor de máquinas e implementos agrícolas, dois no setor de artesanato, dois para a área de sistemas florestais, dois transversais (que pode atender qualquer cadeia) e esses últimos cinco voltados para a Cadeia do Algodão.

“Atualmente o SENAR oferece 146 treinamentos. Para o primeiro semestre de 2014 teremos vários outros lançamentos para atender a demanda das cadeias produtivas elencadas como prioritárias para a entidade. Esta lista inclui a soja e milho, piscicultura, olericultura, fruticultura, Sistemas Florestais e bovinocultura de leite”, destaca Rui Prado.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.famato.org.br

0 comentários

Postar um comentário