O Sigef é um software desenvolvido pelo Incra e pela Secretaria de Regularização Fundiária da Amazônia Legla (Serfal), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para receber e analisar eletronicamente os dados necessários à certificação dos imóveis rurais. O sistema vai agilizar e desburocratizar o processo.
Se não houver pendências, o sistema gera online o memorial descritivo certificado e emite a declaração de certificação. No caso de inconsistências, o Sigef transmite uma notificação ao interessado, que poderá saná-las e inserir novamente os dados no sistema.
Atualmente, o Incra tem até 30 dias para recepcionar, analisar e emitir o certificado. Em média, a Superintendência Regional do Incra em Goiás analisa 150 processos por mês.
Com o novo sistema, que tem capacidade operacional de 20 mil processos mensais, a certificação é emitida em minutos.
Os técnicos do Incra só atuarão nos casos de desmembramentos, remembramentos, sobreposição de áreas, ou àqueles imóveis relacionados a auditorias e fiscalizações.
Para o evento de apresentação do Sigef em Goiânia, foram convidados os integrantes da rede credenciada de técnicos e associações representativas dos proprietários rurais e dos cartórios de registro de imóveis.
Segundo o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra em Goiás, Gilson Filho, o anúncio do novo sistema gerou grande interesse dos técnicos e da Corregedoria dos Cartórios de Goiás, o que levou a superintendência a convocá-los para essa apresentação prévia.
Certificação
A certificação realizada pelo Incra garante que os limites de determinado imóvel não se sobrepõem a outros e que o georreferenciamento obedeceu às especificações técnicas legais. É obrigatória para o registro das propriedades rurais acima de 250 hectares, nos casos de compra, venda, desmembramento ou partilha.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
0 comentários
Postar um comentário