quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Uma das Carreiras mais promissoras a Biotecnologia emprega quase 100% dos formandos


A biotecnologia já foi apontada por diversos levantamentos como uma das carreiras mais promissoras. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), por exemplo, já divulgou uma pesquisa em que aponta a área de manipulação genética como uma das mais promissoras do mercado, ao lado de alguns setores da engenharia e da tecnologia de informação.

Mais recentemente, um novo relatório, organizado por cientistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, mostrou que os números são ainda mais animadores. De acordo com o levantamento, 95% dos alunos de pós-graduação em Biotecnologia já estão empregados. A pesquisadora da Embrapa Mariângela Hungria explica: “Em função do crescimento do mercado, a oferta de vagas para profissionais da área está crescendo fortemente”, diz.

A pesquisadora Rebeca Fuzinatto Dall’Agnol, formada em Ciências Biológicas e doutoranda em Biotecnologia pela UEL, sente na pele o bom momento. “O leque de opções do profissional de biotecnologia é uma enorme vantagem, uma vez que engloba as áreas de microbiologia, biomolecular e bioquímica”, explica. “Fico feliz em saber que os profissionais do ramo estão sendo bastante requisitados”, comenta a estudante.

Se, por um lado o mercado de trabalho está aquecido, a área de pesquisa também não fica atrás. A biotecnologia é contemplada pelo “Ciências sem Fronteiras”, programa federal que oferece bolsas de estudo para que estudantes de graduação e pós-graduação possam realizar seus estudos fora do Brasil. 

O CIB também reconhece a importância da carreira para a formação de pesquisadores no País e investe no aperfeiçoamento deles. Um prêmio oferecido pelo conselho vai levar estudantes para o 5º Congresso Brasileiro de Biotecnologia (SBBiotec) em Florianópolis.

Fonte: Universidade Estadual de Londrina (UEL)

0 comentários

Postar um comentário