segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Centro de Engenharia e Automação e Centro de Frutas do IAC realizam Seminário sobre plantio direto na fruticultura



Sistema é considerado uma das mais importantes inovações tecnológicas da agricultura tropical

O Centro de Engenharia e Automação e o Centro de Frutas do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, promovem no dia 9 de outubro o Seminário Diretrizes para implantação do sistema plantio direto (SPD) na fruticultura. O evento é gratuito e será realizado no Centro de Frutas do IAC, em Jundiaí, a partir das 8h. O objetivo é discutir as implicações e as necessidades que a adoção do sistema plantio direto traz para uma nova fruticultura, a fim de atender o interesse dos fruticultores em conhecer mais detalhes e diretrizes de adoção do SPD.

O evento envolve abordagem teórica sobre os temas relacionados com a necessidade de adoção do sistema de plantio direto na região, aspectos das relações entre fruteiras, solo e clima, utilização de fertilizantes e corretivos, manejo de ervas invasoras e manejo fitossanitário. A abordagem prática será realizada em campo, onde os participantes poderão acompanhar demonstrações de técnicas e equipamentos para avaliar o perfil do solo.

O sistema plantio direto utiliza manejo diferenciado do solo e visa à diminuição de danos ambientais causados pela exploração agrícola.

Segundo o pesquisador do IAC, Afonso Peche Filho, o sistema plantio direto é considerado uma das mais importantes inovações tecnológicas da agricultura tropical. “Na fruticultura, a sua importância é ainda maior, visto que nos moldes tradicionais, principalmente em áreas de relevo acidentado, os pomares apresentam sinais de compactação, escorrimento superficial, erosão e queda acentuada de qualidade nas propriedades do solo”, afirma.

Para Peche, o SPD proporciona maior segurança para as práticas conservacionistas. “Com a adoção do plantio direto as operações de preparo ocorrem no início do outono, um período com menor incidência de chuvas, fazendo com que as práticas conservacionistas sejam realizadas com segurança, sendo possível uma cultura de inverno servir de cobertura verde ou morta, protegendo o solo até a época do plantio”, explica o pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O palestrante ressalta a importância da união de dois centros de pesquisa do IAC para levar conhecimento ao agricultor regional e profissionais do setor. Peche afirma que assim há um sinergismo na transferência de tecnologias, possibilitando o entrosamento entre os pesquisadores e fortalecimento institucional.

“Esperamos sensibilizar os participantes e motivá-los a iniciar a adoção do sistema plantio direto de forma contínua, substituindo os sistemas de implantação tradicionais, tendo uma fruticultura mais eficiente, principalmente nas questões ambientais envolvidas”, afirma Peche.
O evento vem reforçar as ações do IAC em organizar, difundir e aperfeiçoar as iniciativas de práticas de adoção do sistema plantio direto.


Serviço

Seminário Diretrizes para implantação do sistema de plantio direto na fruticultura
Data: 9 de outubro de 2013
Horário: 8h
Programação: http://www.iac.sp.gov.br/imagem_eventos/00958.pdf
Local: Centro de Frutas – IAC, Av. Luiz Pereira dos Santos,1.500 - Bairro Corrupira, Jundiaí (SP).


Fonte: IAC








0 comentários

Postar um comentário