sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ANCP anuncia os Touros Nelore aprovados da Reprodução Programada 2009


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) anuncia os aprovados da Reprodução Programada 2009. Os animais participantes distribuíram cerca de 300 doses sêmen para os associados da ANCP e o material foi utilizado na estação de monta 2009/2010, concluindo os testes em 2013.

Os touros jovens testados em 2009 foram considerados aprovados, após atenderem os seguintes critérios: MGT (Mérito Genético Total), PE365 (Perímetro Escrotal aos 365 dias) e P450 (Peso aos 450 dias) melhor que TOP 20%, acurácia maior que 65% para peso ao sobreano, filhos em no mínimo quatro rebanhos e habilidade materna maior que zero.

Dos 32 machos jovens testados em 2009, oito touros com alto valor genético foram aprovados, entre eles, estão três touros da Genética Aditiva. O touro Rem Sabiá, filho de Moyne que é linhagem IZ em uma vaca TOP 0,1%, filha do Ranger da Colonial. Com apenas seis anos, o touro apresentou acurácia de 79% para pesos, com 302 filhos avaliados. Rem Sabiá está no segundo lugar para MGT no sumário de agosto/13 (TOP 0,1%) e líder para fertilidade, além de estar entre os líderes para outras sete características, entre crescimento, reprodução e carcaça. O touro tem sêmen disponível para venda na Central Alta Genetics.

O touro Rem Sabelo, filho do Remanso Nashe em uma vaca da Genética Aditiva TOP 0,1% filha do Quark Col, apresenta acurácia de 81% para peso, com 524 filhos avaliados. Contratado pela Central Semex, o touro está entre os líderes para PG (Período de Gestação), PE365 e 3P (Probabilidade de Parto Precoce). Além do touro Rem Sadvir de linhagem Rambo e Rem Nostauro. O touro TOP 1%, apresenta 348 filhos avaliados e está entre os líderes para PE365 e 3P.

Outro destaque foi o touro General da MN, do criatório Nelore Lemgruber. O touro é Lemgruber fechado, com opção de sangue do Banguê. Contratado pela Central Alta Genetics, tem acurácia de 70% para pesos e 182 filhos avaliados, o touro é TOP 1%.

A Colonial Agropecuária Ltda, conquistou a classificação de dois touros de seu plantel, o Ganges Col e o touro Gol Col. Ganges de linhagem Lemgruber e Colonial, é um touro que possui acurácia de 78% para pesos e 420 filhos avaliados, está entre os líderes para PG, PE365 e PS (Precocidade ao Sobreano). O touro se destaca por sua carcaça, avaliada como ideal para produção de carne e está contratado pela Alta Genetics. Já o Gol Col, é filho do Rem Paisagista em vaca Tabaco Col, com acurácia de 71% para pesos, o touro é TOP 4% e se destaca em PG e 3P.

O touro Lugano Mat, filho do Hanuman Mat em uma vaca MGT TOP 1%, está entre os líderes de PE365 e AOL. Lugano apresenta acurácia de 82% para pesos, com 417 filhos avaliados. Do criatório de Luciano Borges Ribeiro, o touro é contratado pela Central ABS Pecplan.

O touro Lugarejo do JHV, do criador José Humberto Vilela Martins também se classificou. TOP 7% e com acurácia de 87% para pesos, com 735 filhos avaliados, o touro foi o único mocho aprovado no teste.

Reprodução Programada

A Reprodução Programada da ANCP avalia touros jovens por meio de teste de progênie, para provar sua alta qualidade genética. Precocidade sexual, habilidade materna e avaliação de ultrassonografia de carcaça são alguns dos quesitos analisados no touro, durante o programa.

Segundo Raysildo Barbosa Lôbo, para um programa de melhoramento genético, a utilização de touros jovens de uma maneira planejada traz, além da vantagem direta do aumento na quantidade de touros avaliados. “A Reprodução Programada contribui de maneira muito eficaz no trabalho de seleção dos criatórios, pois proporciona o aumento da amarração entre os rebanhos e os grupos contemporâneos, resultando no incremento da acurácia média dos animais, promovendo o aumento da taxa de ganho genético e a valorização dos rebanhos participantes.”

O trabalho de Reprodução Programada teve início em 1995 e até hoje, já foram testados 715 touros jovens pertencentes a rebanhos participantes do Nelore Brasil e cerca de 23% desses touros são contratados das principais centrais do País.

Fonte: Pontual Comunicação

0 comentários

Postar um comentário