terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mato Grosso: Soja Plus realiza oficinas sobre NR-33 e NR-35


Nesta segunda (09), iniciam duas novas oficinas do Programa Soja Plus, uma sobre NR-33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinados, e outra sobre NR-35 Trabalho em Altura. Os instrutores tratam de como evitar acidentes ao executar o trabalho na armazenagem de grãos, principalmente, em silos e moegas.

A Norma 33 foi publicada em 2006 e atualizada em 2012, e considera como “espaços confinados” qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída, e ventilação insuficiente para remover contaminantes e com deficiência ou enriquecimento de oxigênio. O objetivo é identificar, avaliar, monitorar e controlar os riscos existentes, para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Já a Norma 35 foi publicada em 2012 e considera trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda, e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho com planejamento, organização e execução, garantindo a segurança e a saúde dos envolvidos direta ou indiretamente com a atividade.

São nove municípios diferentes de Mato Grosso que recebem as oficinas de 09 a 27 de setembro. Na programação estão informações que contextualizam sobre acidentes de trabalho, as características dos ambientes confinados e do trabalho em altura, os equipamentos necessários, os procedimentos em cada um dos ambientes e as formas de agir em situações de riscos.

As oficinas são direcionadas a produtores rurais que possuem armazéns e silos na propriedade e para gerentes de unidades armazenadoras. Segundo Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja, o Soja Plus é um programa de longo prazo e estas duas oficinas são uma demanda antiga. “Há mais de dois anos que queríamos realizar as oficinas sobre NR-33 e NR-35, que estão no escopo do programa desde o início.”

Confira as datas e locais das oficinas (http://www.aprosoja.com.br/agenda/oficinas-soja-plus/).

0 comentários

Postar um comentário