quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Minas Gerais: IMA vai auditar e certificar propriedades que fazem parte do PAS Leite



O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai auditar e certificar cerca de 200 propriedades que fazem parte do Programa Alimento Seguro (PAS) – Leite. O objetivo é promover a produção de leite com segurança e qualidade e envolve diretamente os laticínios e produtores rurais. Até o momento seis propriedades já foram auditadas pelo IMA e estão em processo final para obter a certificação.

O PAS Leite foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, Sebrae Nacional e Senar Minas, sendo o programa de certificação implantado pelo IMA.

O programa começa com a identificação do laticínio interessado em participar. Em seguida, este laticínio deve indicar dez produtores que sejam, preferencialmente, importantes fornecedores de leite.

Os produtores interessados participam de aulas teóricas e recebem consultorias técnicas nas propriedades rurais do Senar/MG. O PAS Leite está disponível para implantação em todo o território nacional. O Estado pioneiro é Minas Gerais, em parceria com o IMA.

Caberá ao IMA certificar o processo de produção dos estabelecimentos participantes em Minas Gerais para promover a melhoria da qualidade do leite. Produtores que alcançarem o nível de conformidade exigido pelo programa terão as propriedades certificadas pelo IMA. A exigência básica é boas práticas de produção.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, conta que o instituto assinou um protocolo de cooperação com o Senar Minas, em novembro de 2012, para realização de auditorias de certificação nas propriedades rurais do PAS Leite. “Além disso firmamos uma parceria para a capacitação de produtores da agroindústria familiar, com foco nos produtores de queijos artesanais. É extremamente importante orientar e capacitar os produtores rurais para que, cada vez mais, atinjam a excelência de seus produtos”, explica.

Organismo Certificador de Produtos

A Gerência de Certificação do IMA alcançou a condição de Organismo Certificador de Produto (OCP), com chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A conquista ocorreu em 2009 e representa o reconhecimento da competência técnica da Instituição para certificar produtos.

Ao aliar sua marca à do Inmetro, garante ao produto certificado um reconhecimento nacional e internacional. A acreditação permite ao IMA certificar produtos com base em princípios internacionais, considerados de grande confiabilidade.

Fonte: Agência Minas

0 comentários

Postar um comentário