quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Esalq: Palestra e Prática: Iniciação à Meliponicultura - criação de abelhas sem ferrão


A meliponicultura é uma atividade muito importante na polinização das plantas silvestres e, também, de outras cultivadas. Essa prática promove a preservação ambiental do meio rural, além de disponibilizar produtos como mel, pólen e própolis, gerando fonte de renda ao criador.

Com o objetivo de fornecer conhecimentos sobre essa técnica, desde os princípios da criação racional até a multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão, a Casa do Produtor Rural (CPR) realizará, em 21 de setembro, o evento Palestra e Prática: Iniciação à Meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão.

Produtores rurais, profissionais do setor e alunos de ciências agrárias podem participar da atividade, que será realizada no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais (LCF), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na CPR, localizada na avenida Pádua Dias, 11, São Dimas – Piracicaba (SP). O atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelo telefone (19) 3429.4178 ou e-mail cprural@usp.br.

O evento tem o apoio da ESALQ, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Programa

07h30 – Confirmação de inscrição e entrega do material

08h00 – Palestra: Importância das Abelhas sem Ferrão: princípios da criação racional

(Palestrante: Dr. Ricardo Costa Rodrigues de Camargo – EMBRAPA Meio Ambiente)

09h30 – Café da manhã

10h00 – Módulo I: Instalação do Meliponário

(Palestrante: Dr. Ricardo Costa Rodrigues de Camargo – EMBRAPA Meio Ambiente)

10h40 – Módulo II: Manejo das Abelhas

(Palestrantes: Edson Sampaio – Associação Paulista dos Técnicos Apícolas [APTA] e Carina Aparecida de Souza Silva - UFSCar)

11h20 – Módulo III: Multiplicação de Colônias de Abelhas sem ferrão

(Palestrante: Marco Rogerio Pignatari (Abelha Brasil / SENAR) e América Freitas da Mota (FAAMESP)

12h00 – Encerramento



Texto: Raiza Tronquin - Estagiária de Jornalismo - 02/09/13

0 comentários

Postar um comentário