quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Embrapa: Batata-doce biofortificada apresenta bons resultados


A batata-doce Beauregard é uma cultivar norte-americana, desenvolvida pela Louisiana Agricultural Experiment Station, que foi trazida para o Brasil por meio de convênio com o Centro Internacional de la Papa (CIP), do Peru. Testada e recomendada pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), a cultivar apresenta um grande diferencial em relação aos outros materiais de batata-doce: a polpa alaranjada. 

A cor laranja da polpa da Beauregard indica a maior presença do pigmento betacaroteno, também conhecido como provitamina A. Em variedades de polpa branca, a concentração de betacaroteno é inferior a 10 miligramas por quilo de raiz. No caso da Beauregard, o teor pode chegar a 115 miligramas por quilo de raiz, por isso, ela é considerada uma batata-doce biofortificada.

Estima-se que o consumo de 25 a 50 gramas dessa batata-doce supre nossas necessidades diárias de provitamina A que, no organismo humano, vai originar a vitamina A, uma substância muito importante para a saúde, já que previne distúrbios oculares e doenças da pele, auxilia no crescimento e no desenvolvimento e fortalece a defesa do corpo contra infecções. Também age como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e ocasionam diversas doenças.

Além dos benefícios nutricionais, a Beauregard apresenta resultados satisfatórios em diversos fatores relacionados à produção. Experimentos conduzidos na região sul do país, no Estado de Santa Catarina, atestaram que ela apresenta índices superiores quando comparadas a outros materiais de batata-doce, principalmente no que se refere ao rendimento de raízes comerciais, aparência do produto e precocidade da produção.

“Em experimentos realizados em 2012 e 2013, com ciclo de 150 dias, pudemos verificar que em 2012 a Beauregard foi a melhor cultivar para os caracteres massa total de raízes e número e massa de raízes com padrão comercial, com produção próxima a 50 toneladas por hectare, bem acima da média nacional que é de aproximadamente 12 toneladas por hectare”, assinala Giovani Olegário, pesquisador da Embrapa Hortaliças lotado em Canoinhas/SC.

Outra característica vantajosa para o agricultor é a precocidade do ciclo da Beauregard. Os ensaios apontaram que 90 dias após o transplante das mudas no campo já era possível colher raízes com tamanho comercial. “Ela é bastante precoce e, por isso, possibilita um aumento no período de safra para os produtores, que podem iniciar cedo a colheita, e depois colher materiais de ciclo médio e, por último, os mais tardios”, analisa.

O pesquisador ainda comenta outros aspectos que tornam a batata-doce biofortificada atraente para produtores e consumidores. “Há características que fazem com que esta cultivar seja muito aceita como: formato das raízes (curto e cheio); tamanho, coloração e lisura de raízes; e coloração da polpa”, enumera Olegário que também destaca a importância que o mercado confere aos materiais que agregam novidades, seja em relação à coloração da polpa ou à arquitetura da planta.

Quanto à textura e sabor, a batata-doce biofortificada também apresenta peculiaridades por ter uma polpa bastante úmida e um elevado teor de açúcares. E o paladar tem agradado não somente as pessoas como um consumidor inusitado. “Além de ser muito visada por insetos, quando plantamos Beauregard no campo, precisamos sempre cercar com telas para evitar que as lebres comam toda a folhagem e arranquem as raízes para se alimentar. Espertas!”, brinca o pesquisador ao frisar que para as outras variedades esse cuidado não se faz necessário.

Projeto BioFORT

A Embrapa desenvolve pesquisas com alimentos biofortificados há mais de sete anos e, nesse período, diversas cultivares têm sido recomendadas para alimentação humana devido ao alto teor de vitaminas e nutrientes. A batata-doce Beauregard é um exemplo de alimento enriquecido com betacaroteno e recomendado no âmbito do projeto BioFORT. Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Hortaliças pelo e-mail cnph.sac@embrapa.br ou pelo telefone (61) 3385.9110.

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças
(61) 3385-9109
paula.rodrigues@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário