terça-feira, 20 de agosto de 2013

Estudo aponta que mais da metade da área do Mato Grosso do Sul está em pastagem


Dos 35,7 milhões de hectares de área que Mato Grosso do Sul possui, 57,4%, o equivalente a 20,5 milhões de hectares são ocupados por pastagens. O dado foi apresentado nesta segunda-feira (19), após levantamento dos técnicos do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga/MS), da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS).

Conforme o Siga/MS, outros 11,1 milhões de hectares, ou 31,3% do território sul-mato-grossense são ocupados por vegetação nativa remanescente. A maior parte dessa área é ocupada pelo Pantanal, na região Oeste do Estado.

A silvicultura ocupa, conforme a pesquisa, 626 mil hectares, o que representa 1,7% do total. Dessa área, 617,4 mil hectares são destinados ao plantio de eucalipto, que é utilizado principalmente para abastecer as indústrias de papel e celulose do Leste do Estado, 3,2 mil hectares estão cultivados com pinus e 6,3 mil com seringueiras.

A cana-de-açúcar, de acordo com o Siga/MS, fica com uma fatia de 2,3% do território sul-mato-grossense, 823,1 mil hectares, enquanto que as culturas plantadas na segunda safra do ciclo 2012/2013, ocupam juntas 1,7 milhão de hectares.

Dessas, a maior área é preenchida pelas lavouras de milho safrinha, que neste ciclo ocupam 1,5 milhão de hectares do território do Estado.

(*Com informações da Aprosoja/MS)

Fonte: Agrodebate

0 comentários

Postar um comentário