quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Embrapa: Programação do I Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste


O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Maurício Lopes, vai fazer a palestra de abertura do I Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste (I SRGCO), no dia 22 de outubro de 2013, às 9 horas, no auditório Assis Roberto de Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF. 

O evento, promovido pela Embrapa e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de universidades e empresas publicas e privadas com o objetivo de incentivar a troca de experiências em recursos genéticos de plantas, animais e micro-organismos, culminando na estruturação da Rede de Recursos Genéticos do Centro Oeste.

Lopes vai abordar a contribuição da pesquisa em recursos genéticos para a sociedade brasileira. Depois, ainda na parte da manhã, de 10h30 às 11h30, acontecerão três palestras simultâneas relacionadas à agregação de valor a recursos genéticos. Os temas serão: “Alternativas para agregação de valor a recursos genéticos animais”, pela professora da Universidade de Brasília, Concepta McMannus; “Programa de pesquisa em produtos florestais não madeireiros e sistemas ecológicos de produção no desenvolvimento de cadeias de produtos da sociobiodiversidade, pela pesquisadora da Natura, SP, Débora Castellani e “Produtos vinculados às coleções de microrganismos da Embrapa”, pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat.

Rede vai integrar ações de recursos genéticos na região Centro-Oeste

A parte da tarde será dedicada a discussões relacionadas a ações de enriquecimento de recursos genéticos, fechando com uma mesa redonda para criação da Rede de Recursos Genéticos do Centro-Oeste, que é o objetivo principal do Simpósio.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos organizadores do Simpósio, Marcos Gimenes, a formação dessa rede permitirá maior integração, desenvolvimento de projetos em conjunto e união de esforços para promoção da conservação e uso sustentável de recursos genéticos em nível regional.

Evento vai discutir pesquisas com plantas, animais e micro-organismos

O Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste vai contar com a apresentação de temas sobre recursos genéticos animais, vegetais e microbianos, além de áreas que sejam transversais aos três, como por exemplo, biotecnologia, genômica e legislação, entre outras.

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.

O conhecimento e conservação dos recursos genéticos são fundamentais para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar da população brasileira e, por isso, várias instituições brasileiras, incluindo unidades da Embrapa, empresas estaduais de pesquisa, universidades, entre outras vêm investindo no desenvolvimento de pesquisas e ações para assegurar a conservação e o uso adequado dos recursos genéticos no país.

Essas atividades são realizadas por um conjunto de profissionais das mais diversas formações, especialmente pela abrangência e complexidade do tema recursos genéticos. Por isso, um dos principais objetivos do Simpósio é reunir as experiências regionais desses profissionais e promover a formação de parcerias.

O I Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste (I SRGCO) acontece nos dias 22 e 23 de outubro de 2013 na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no endereço http://bit.ly/SRG-CO e realizar o depósito da taxa de inscrição na conta da SBRG:
Banco: Sicoob/Crediembrapa
Agência: 4198
Conta: 4340
Após o pagamento, os comprovantes de depósito e de matrícula (no caso de estudantes) devem ser enviados para o email: srgco@recursosgeneticos.org

Fernanda Diniz(MTb 4685/89)


Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 e 3340-3672
fernanda.diniz@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário