sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos de 28 a 30 de Agosto


O Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos é um evento que reúne os Engenheiros Agrônomos de todo o Paraná visando a discussão de temas importantes para a agropecuária Paranaense. Promovido pela FEAP – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná em conjunto com uma das Associações filiadas, este ano coube à AREAC – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, sediar e promover em parceria com a FEAP este evento, que é o maior evento da Agronomia Paranaense.

De 28 à 30 de Agosto de 2013, em Cascavel, no Centro de Eventos, com o tema REDISCUTINDO O MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, são esperados em torno de 600 Engenheiros Agrônomos para discutir os problemas e soluções deste tema que é importantíssimo para o futuro da agropecuária Paranaense. Nos tempos em que, na agropecuária, discute-se biotecnologia, agricultura de precisão, tecnologia de aplicação, máquinas modernas, entre outros, está ficando em segundo plano um dos maiores patrimônios do homem, o solo. Porém, é de vital importância que voltemos a discutir o Manejo e a Conservação do Solo e da água, tendo em vista os problemas que estão, novamente, começando a aparecer.

Com área de 2,3% do território nacional, o Paraná responde por aproximadamente 25% da produção nacional de grãos e 8% da produção pecuária. É o principal produtor nacional de trigo, milho e aves; o segundo maior produtor de soja e cana-de-açúcar, e o terceiro de carne suína e leite. Porém, a sustentabilidade da vida rural e da própria agricultura está ameaçada por problemas de degradação dos solos e das águas em todas as regiões do Estado.

O uso inadequado e intensivo do solo e a cobertura florestal desuniforme têm ocasionado problemas de erosão hídrica no solo. Esses problemas refletem-se na qualidade e quantidade de água disponível para consumo humano e geração de energia, com problemas de assoreamento e poluição de corpos hídricos.

Seus impactos extrapolam a questão ambiental, causando prejuízos para a própria economia pela diminuição da produtividade, aumento de emissões de gases de efeito estufa, aumento de custos em recuperação de estradas, maiores custos para tratamento de água, entre outros. A AREAC – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel e a FEAP – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, seus apoiadores e patrocinadores, os aguardam em Cascavel para este evento.
http://www.areac.org.br/congresso/
Fonte: AREAC

0 comentários

Postar um comentário