quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Brasil e França promovem Workshop sobre tolerância a estresses bióticos e abióticos em plantas


A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc - BA), em parceria com os institutos franceses: Cirad – Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento e IRD – Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento promovem, no período de 6 a 8 de novembro de 2013, no Cana Brava Resort, Ilhéus, BA, o “Workshop Internacional em Tolerância a Estresses Bióticos e Abióticos em Plantas: O Desafio do Século 21”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página do evento pelo endereço: http://www.ciba2013.net/inscriptions.html.

O Workshop é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais e vai contar com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais das áreas de Biotecnologia, Melhoramento de Plantas e Fisiologia Vegetal.

O objetivo é debater e trocar experiências atuais sobre o tema principal do evento – estresses bióticos e abióticos em plantas cultivadas – proporcionando aos participantes a oportunidade de atualizar, ampliar suas linhas de pesquisa e formar novas parcerias e cooperações técnico-científicas. Para isso, serão abordados estudos desenvolvidos com diversas culturas de importância socioeconômica para a população mundial, como: café, arroz, citrus, amendoim, banana, cacau, algodão, seringueira, maçã, tomate, mandioca, uva, trigo, eucalipto e soja, entre outras espécies.

Os especialistas que participarão como palestrantes do Workshop incluem pesquisadores da Embrapa; da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira); de universidades brasileiras (Ufpe e Uesc); de instituições de pesquisa francesas: Cirad, IRD, Inra (Institut National de la Recherche Agronomique) e CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), e de outros países, como: Japão (Jircas - Japan International Research Center for Agricultural Sciences) e Reino Unido (Centro de Pesquisa da Universidade de Rothamsted).

A Embrapa estará representada no evento por sete das suas 47 unidades de pesquisa – Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF); Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas, BA); Informática Agropecuária (Campinas, SP); Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS); Cerrados (Planaltina, DF); Soja (Londrina, PR) e Hortaliças (Brasília, DF), além do Labex-Europa.

Workshop é uma iniciativa de consórcio firmado entre Brasil e França
A realização do Workshop é uma ação do Consórcio Internacional em Biologia Avançada (Ciba), criado pela Embrapa e a Agropolis – Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea, em 2007, com o objetivo de fortalecer a cooperação técnico-científica entre Brasil e França. A Agropolis reúne várias instituições de pesquisa, como Cirad, Inra, CNRS e IRD, entre outras incluindo universidades da região de Montpellier, na França.

O foco principal do Consórcio, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e uma das organizadoras do evento, Ana Cristina Miranda Brasileiro, é compartilhar capacidades, conhecimentos e experiências em recursos genéticos de plantas, especialmente voltados à caracterização genética, para identificar genes e características que possam ser úteis aos programas de melhoramento genético na agricultura Tropical e Mediterrânea.

Uma das ações apoiadas pelo Ciba é a realização de workshops, como o que vai acontecer em novembro próximo. “Esses eventos são determinantes para estimular a discussão entre equipes de pesquisa do Brasil e da França, além de levar à formação de projetos cooperativos de pesquisa em temas de interesse comum entre os dois países”, ressalta Ana Brasileiro.

O “Workshop Internacional em Tolerância a Estresses Bióticos e Abióticos em Plantas: O Desafio do Século 21” acontece no Cana Brava Resort, em Ilhéus, BA, no período de 6 a 8 de novembro de 2013.

Informações e inscrições estão disponíveis na página do evento no endereço http://www.ciba2013.net/.

Fernanda Diniz – Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 / fernanda.diniz@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário