terça-feira, 2 de julho de 2013

Softwares para gerenciamento conquistam produtores rurais


A utilização de tecnologias digitais, incluindo uso de softwares para controle de produção, se tornou indispensável para que o produtor rural tenha resultados positivos, seja na agricultura ou na pecuária. De acordo com José Marcelo Mestriner, gerente de Negócios da ControlSoft, empresa especializada em desenvolvimento de softwares para o gerenciamento de empresas do segmento do agronegócio, o perfil do homem do campo está mudando a cada dia que passa, isso porque além do computador, existem milhares de novidades tecnológicas que conquistaram os produtores e empresários agrícolas, entre os principais o uso do software. “Esses empresários perceberam que sem o uso dessa tecnologia, perde-se muito tempo nas tomadas de decisões, consequentemente, mercado e dinheiro. Diante desse cenário existem cada vez mais a procura e busca de novas ferramentas”.

Em relação aos tipos de tecnologia mais utilizados e em quais sistemas produtivos na agricultura, o especialista diz que entre as principais podem ser destacados recursos de biotecnologia, adubações corretivas com o uso da agricultura de precisão, máquinas e equipamentos agrícolas com tecnologias de ponta, entre outros. Contudo, ele destaca o aumento na procura da tecnologia da informação para como destaque, pois os empresários agrícolas necessitam tomar decisões rápidas e assertivas. “É aí que entram os Softwares de Gestão, que possuem a capacidade de coletar e processar essa grande quantidade de informações em tempo recorde, mostrando resultados que auxiliam na decisão do empresário”.

O especialista explica ainda que nos dias de hoje a internet é uma grande aliada dos produtores agrícolas, pois através de computadores, tablets, smartphones entre outros, a informação vai ao encontro dos produtores onde quer que eles estejam. Sendo que para àqueles que ainda não têm esse serviço, existem as feiras tecnológicas, que trazem as mais variadas novidades ao setor, como:Agrishow, de Ribeirão Preto; Bahia Farm Show, de Luis Eduardo Magalhães; lembrando que diferentes cidades promove ciclos de feiras agrícolas para mostrar ao produtor as tendências do mercado e suas tecnologias.

Outro atrativo importante para que os produtores tenham um nível maior de satisfação, é que as empresas ofereçam acompanhamento técnico depois de instalado o programa nas propriedades. “Nosso principal diferencial hoje é exatamente o serviço de acompanhamento prestado ao empresário agrícola. Assim, a partir do primeiro contato com o cliente, antes mesmo da aquisição de nossos produtos, já realizamos uma abordagem cautelosa e minuciosa levantando todas as necessidades da empresa, durante o processo de implantação identificamos as melhores soluções para a tomada de decisões deste cliente e assim continuamente nossa equipe desenvolve, com a equipe do cliente, as soluções que melhoram seu desempenho e seus resultados. De forma sempre atenta com as exigências e tendências do mercado agrícola atual”, explica.

Já para o trabalho com bovinos também há tecnologia para o auxiliar os pecuaristas. Um exemplo é o Gerente Boviplan, sistema que compreende um conjunto de aplicações interligadas para controle das atividades de propriedades rurais. O objetivo, conforme Renado Paniago, diretor comercial, é levar tecnologia para o campo, informatizando processos financeiros, administrativos e de produção em bovinocultura de corte a partir de um sistema mais simples.

O diretor explica que software disponibiliza todas as ferramentas necessárias para uma boa gestão ao alcance dos produtores, em qualquer lugar, com o diferencial de ser tão fácil de usar como qualquer site, proporcionando que os pecuarista tenha total controle de seu negócio com mobilidade e personalização. “O sofware Gerente Boviplan é o resultado de um desejo comum entre duas empresas, que era o de fornecer ao mercado um software seguro e eficiente para promover melhorias na gestão de propriedades pecuárias. Desta forma, a parceria que possibilitou a criação do Gerente Boviplan é formada pela Catwork Tecnologia, empresa de tecnologia diversas vezes premiada por qualidade em gestão, e pela Boviplan, empresa de consultoria agropecuária com 30 anos de atividade, com inúmeros projetos desenvolvidos no Brasil e no exterior”, explica.

Fonte: Gazeta

0 comentários

Postar um comentário