sexta-feira, 5 de julho de 2013

MegaLeite 2013: Quebras de Recorde Mundial marcam concurso Leiteiro Zebuíno


Com três quebras de recorde, as raças zebuínas fizeram hoje (05/07/13) o desfile das grandes campeãs do concurso leiteiro da Megaleite 2013. A feira registrou a quebra do recorde mundial de produção de fêmeas jovens em torneios da raça sindi. Cristal AJCF, da expositora Gabriela Delsin de Castilho, produziu 57,65 kg/leite em nove ordenhas e obteve média de 19,22. O recorde anterior pertencia a Angra FIV AJCF (52,46 kg/leite) e foi registrado na Feileite 2012.

Apesar de quebrar o recorde de sua categoria, o título de grande campeã da raça sindi na Megaleite 2013 foi para a vaca jovem Querência da AJCF, que teve produção de 95,83 kg/leite e média de 31,94 kg/leite. A fêmea pertence ao do criador Antônio Abílio Marques Cordero. No concurso de qualidade do leite, para medição de gordura, quem obteve melhor índice foi Teoria FIV da Estiva, de Altair Maria Pedrosa Castilho.

A raça indubrasil também superou seus índices de produção em torneios, que era de 2005. A grande campeã foi Lilás, cuja produção total foi de 100,71 kg/leite e média de 33,57 kg/leite. No concurso de qualidade do leite, quem obteve melhor índice foi Abelha Lins, de André Luís Bewozzo J. de Andrade.

Na raça guzerá, foi quebrado o recorde mundial da categoria vaca jovem. Haical FIV, do criador Marcelo Lack, produziu 126,95 kg/leite com média de 42,32 kg/leite, superando os 33,74 quilos do recorde anterior estabelecido na Expozebu 2013. No concurso de qualidade do leite, quem obteve melhor índice foi Duna FIV Boa Família, da Sociedade Educacional Uberabense.

Pela primeira vez, a Megaleite sediou um concurso leiteiro de guzolando (cruzamento guzerá com holandês). A grande campeã foi Cegonha da Paz, da criadora Ana Vera Marquez Palmério Cunha. A produção total foi de 151,58 kg/leite e média de 50,53 kg/leite. No concurso de qualidade do leite, quem obteve melhor índice foi Aruana da Paz, também de Ana Vera.

Os concursos leiteiros das raças zebuínas foi coordenado pelo PMGZ Leite da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).


Fonte: ABCZ

0 comentários

Postar um comentário