terça-feira, 2 de julho de 2013

Mato Grosso do Sul: Guia Clima novo site de monitoramento agrometeorológico



Guia Clima: esse é o nome do novo site eletrônico, lançado pela Embrapa Agropecuária Oeste, que apresenta detalhes sobre as questões agrometeorológicas do Mato Grosso do Sul, com atualização em tempo real a cada 15 minutos. Com novo lay-out e menu com busca amigável, os usuários do Guia Clima podem se cadastrar para receber via e-mail o Boletim Mensal com informações climáticas da sua região. O serviço é oferecido gratuitamente pela Embrapa Agropecuária Oeste e as informações podem ser acompanhadas em tempo real no endereço eletrônico da Unidade www.cpao.embrapa.br/clima.

Atualmente, o Guia Clima opera com duas estações meteorológicas localizadas na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, que possui banco de dados com informações dos últimos 35 anos, e na Escola Agrícola Professor Oacir Vidal, em Rio Brilhante, por meio de parceria com a Prefeitura do município, que está em fase inicial de desenvolvimento de banco de dados. Em breve, deve ocorrer a instalação de novas estações agrometeorológicas em outros municípios de Mato Grosso do Sul.

O Guia Clima é um sistema de monitoramento agrometeorológico que disponibiliza, em tempo real, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar, etc.), informações (médias, normais, etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas, etc.), que podem ser usados para auxiliar na tomada de decisões. Esse sistema é resultado de um projeto financiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O pesquisador Carlos Ricardo Fietz, responsável pela liderança do projeto que organizou os dados históricos e viabilizou o lançamento do site, explica que os usuários encontram no Guia Clima informações organizadas e de fácil acesso relacionadas ao tempo, clima produtos agrometeorológicos, tais como condições do tempo, déficit ou excesso hídrico no solo, temperaturas extremas e dias sem chuva. Segundo ele, essas informações podem ser utilizadas para verificar, por exemplo, se as condições meteorológicas estão adequadas para realizar determinadas operações agrícolas, como aplicação de defensivos ou realização de irrigação, entre outros.

“O sistema de monitoramento agrometeorológico Guia Clima é uma ferramenta que pode prestar serviços relevantes para o Mato Grosso do Sul. Com essas informações, os produtores podem monitorar as condições meteorológicas durante a safra e utilizar os dados para caracterizar a ocorrência de algum evento extremo ou ainda para o estabelecimento de alguma prática de manejo”, disse Fietz. Ele destacou ainda a relevância dos dados para a comunidade e para a imprensa de Dourados e Rio Brilhante, que passam a contar com informações seguras em tempo real, em um ambiente eletrônico de fácil interação.

Chuvas de junho
A média mensal de chuvas nos meses de junho, ao longo dos últimos 35 anos, é de 70.3mm. Esse ano, a chuva ocorrida até o dia 25 de junho já superou a média prevista em 259%, totalizando 182.2mm. Esse, porém, não é o mês de junho considerado historicamente o mais chuvoso. Segundo dados do Guia Clima, no ano de 1997, choveu aproximadamente 300mm naquele mês, superando a média em 427%. O segundo junho mais chuvoso da média histórica ocorreu no ano de 1982, quando choveu 229.7mm, e no ano passado, em 2012, o volume de chuvas em junho também foi expressivo, com um total de 217mm.

Christiane Congro Comas – Jornalista
Embrapa Agropecuária Oeste
(67) 3416-9742 / christiane.comas@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário