quarta-feira, 10 de julho de 2013

Instituto de Zootecnia-SP Realizará 4º Encontro Científico sobre Produção Animal Sustentável


O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), através da Pós-Graduação-IZ, realizará a 4ª edição do Encontro Científico de Produção Animal Sustentável, com o tema “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”. O evento ocorrerá dia 4 de outubro de 2013, às 8h30, em Nova Odessa (SP)

O Encontro contará com palestras de especialistas nacionais, com amplo conhecimento sobre o assunto, e apresentação de trabalhos, versando sobre produção animal sustentável, incluindo o tema deste ano, Integração Lavoura, Pecuária, Floresta. Os trabalhos científicos, enviados na forma de resumo, estarão disponíveis, após a realização do evento, como Suplemento do Boletim de Indústria Animal - BIA (ISSN 1981-4100), revista científica on line publicada pelo Instituto de Zootecnia.

O evento já conta com um site próprio www.infobibos.com/ecpas, onde estão as informações sobre a programação, inscrição e as normas para o envio dos resumos, que já podem ser encaminhados.

O tema é atual e vem ao encontro de uma produção animal sustentável, por dar ao produtor a oportunidade de conseguir aumento de renda – poupança futura com o plantio de árvores –, além da produção animal e vegetal. Além das vantagens econômicas, em si, o sistema proporciona muitas outras vantagens ao produtor e ao meio ambiente que o cerca, como captação de gás carbônico da atmosfera; reforma de pastos degradados com agregação de valor econômico pelo plantio de lavoura; sombreamento para os animais, proporcionado pelo plantio de árvores, o que é vantajoso do ponto de vista de bem-estar animal e produção; entre outras vantagens econômicas e ambientais.

Projeto INTEGRA_SP / Programa IZ_2020 - Considerando a meta do Programa Estadual de Mudanças Climáticas - PEMC, estabelecida na Lei 13.798, de 9 de novembro de 2009, de redução global de 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2) do Estado de São Paulo, relativas a 2005, em 2020; e considerando o compromisso de promover a recuperação de pelo menos 20% de área degradada de pastagem até 2020, conforme o disposto pelo Decreto 58.107, de 5 de junho de 2012, foi instituído no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o "Projeto Integra SP - Lavoura, Pecuária e Floresta".

Com o objetivo de recuperar áreas degradadas e desenvolver sistemas integrados de produção agropecuária, mediante sete itens: recuperação de pastagens degradadas; incentivo à adoção de boas práticas agropecuárias; aumento da produtividade e produção de alimentos, fibras e energia; transferência de tecnologia de práticas de conservação de solos e recursos hídricos, adoção de sistemas de produção integrando lavoura, pecuária e floresta; incentivo ao desenvolvimento da cooperação e associativismo; incremento de renda e qualidade de vida no meio rural e redução da emissão de gases do efeito estufa na agropecuária.

Para atender ao programa, o FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista –, coloca à disposição dos produtores linhas de financiamento e de subvenção para todas as fases do projeto, desde problemas com grandes erosões (voçorocas) até os sistemas mais complexos envolvendo a pecuária, a agricultura e a floresta.

PG-IZ - O Curso de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado em “Produção Animal Sustentável” do Instituto de Zootecnia inclui três linhas de pesquisa direcionadas aos profissionais das áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Biologia, Bioquímica ou outras afins. O curso proporciona conhecimentos com vistas à produtividade animal, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades, sempre visando à sustentabilidade do sistema de produção. Mais informações sobre a PG-IZ pelo (19) 3466 9464 e pgiz@iz.sp.gov.br

Serviço

4º ECPAS - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Instituto de Zootecnia (APTA/SAA/SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa-SP
4 de outubro de 2013 – sexta-feira

Programa
7h30 
Inscrições e entrega de material

8h30 - 9h10
Abertura
Dr. João José A. A. Demarchi
(IZ-APTA, Nova Odessa/SP)

9h10 - 10h
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – Experiências no Brasil
Dr. Armindo Neivo Kichel
(EMBRAPA- CPNGC – Campo Grande/MS)

10h - 10h10
Debates

10h10 - 10h30
Intervalo

10h30 - 11h20
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na região de Cerrados
Dr. João Kluthcouski
(EMBRAPA Cerrado - Planaltina/DF)

11h20 - 11h30
Debates

11h30 - 11h50
Integra SP - Lavoura- Pecuária- Floresta no Noroeste Paulista
Dr. Wander Luis Barbosa Borges
(APTA Polo Regional Noroeste Paulista – Votuporanga/SP)

11h50 - 12h10
Integra SP - Lavoura- Pecuária- Floresta no Sudoeste Paulista
Dra. Cristina Maria Pacheco Barbosa
(APTA Polo Regional Sudoeste Paulista – UPD Itapetininga/SP)

12h10 - 12h20
Debates

12h20 - 14h
Intervalo para o Almoço

14h - 14h50
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em MG
Prof. Dr. Miguel Marques Gontijo Neto
(Embrapa Milho e Sorgo/ MG)

14h50 - 15h
Debates

15h - 17h30
Apresentação dos trabalhos científicos (pôsteres)

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)

1 comentários

Sandra Pacheco 25 de março de 2014 09:18

cris não sei mais onde entro pra ver se consigo falar com voce
veja outra poção que podemos nos falar.
estou orgulhosa de voce 10 pg com seu nome.
bjs pra todos.
sandra.

Postar um comentário