quinta-feira, 4 de julho de 2013

Embrapa: Gurupi terá unidades demonstrativas de suinocultura e avicultura


A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oficializou uma parceria com a prefeitura de Gurupi (TO) para a construção de unidades demonstrativas de suinocultura e avicultura. A ideia é fomentar a produção comercial de aves e suínos no município, o terceiro maior do Estado.


De acordo com o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, a intenção é que a prefeitura e o Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins) apresentem uma proposta de aplicação de recursos. "A construção das unidades demonstrativas é um projeto viável para a região e tem recursos obtidos de uma emenda do então deputado federal Laurez Moreira. A intenção é iniciar essa produção que será muito importante para a região", disse Talamini.

O prefeito Laurez Moreira disse que a emenda parlamentar foi destinada justamente para fomentar esse tipo de cultura na região e ampliar as possibilidades de produção: “É uma felicidade receber a equipe da Embrapa e saber que esse recurso servirá para viabilizar uma iniciativa importante".

O secretário de Abastecimento e Cooperativismo de Gurupi, Moacir Bruzon, destacou a importância da parceria e explicou que é viável a produção comercial de aves e suínos em Gurupi. “Estamos bem localizados, temos um setor produtivo que merece atenção e com a Embrapa iniciando essas unidades tenho certeza que os produtores terão interesse em participar e fazer parte desse processo”, disse. Pela proposta apresentada, a unidade demonstrativa de aves poderá produzir até dois mil frangos coloniais.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias, e o chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura de Palmas (TO), Carlos Magno Rocha.

Gurupi

Localizada no sul do Tocantins, a 223 km da capital Palmas, Gurupi fica no limite divisório entre os rios Araguaia e Tocantins, às margens da BR-153. Com uma população estimada em 77 mil habitantes, é a terceira cidade mais populosa do Estado. As principais fontes de renda do município são a pecuária e a agricultura. Gurupi tem um campus da Universidade Federal do Tocantins com os cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Biotecnológica e de Bioprocessos e Química Ambiental, além do Centro Universitário Unirg, com mais de dez cursos de graduação.


Lucas Scherer Cardoso ( MTb/RS 10.158)
cnpsa.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 (49) 3441-0454

0 comentários

Postar um comentário