terça-feira, 9 de julho de 2013

Conab disponibiliza aplicativo com acervo de preços agrícolas


Agricultores e cooperativas agora contam com uma nova ferramenta de consulta aos preços de produtos agrícolas e da pesca, em atacado e varejo. O acervo de preços está disponível para o público no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de um aplicativo, que fornece aos interessados a possibilidade de conferir dados relativos a mais de 100 produtos, gerados a partir de 2011.

O conteúdo pode ser acessado na página a Conab, na barra lateral direita, no ícone Preços de produtos agrícolas, na seção Indicadores Conab. O interessado também pode ir direto à página dos indicadores pelo site. O sistema disponibiliza preços do atacado e do varejo de produtos da fruticultura, grãos, hortigranjeiros, fibras, pescados e outros. Os dados são atualizados semanalmente ou mensalmente, de acordo com as informações recebidas pela Companhia.

Neste primeiro momento, serão disponibilizados consultas a dados a partir de 2011. As médias semanais estão restritas ao período de 4 semanas. A aplicação também oferece a possibilidade de exportação dos dados no formato de planilha eletrônica, html e pdf.

Aplicativo

A pesquisa de preços é uma das atividades realizadas sistematicamente pela Companhia há mais de 30 anos. Todo o trabalho é realizado pelos técnicos das Superintendências Regionais da Conab, com a contribuição de uma grande rede de informantes.O aplicativo deverá ser expandido para séries maiores, como a de safras de trigo, que é acompanhada desde 1963. Por enquanto, quem necessitar de dados anteriores a 2011, ainda precisará solicitar à Conab nos estados ou pelo e-mail geint@conab.gov.br.

Conab

Para estas ações, a Conab realiza estudos e estatística dos preços, assim como os levantamentos de custos de produção da agropecuária, a expectativa de plantio e de colheita de grãos, além do volume e localização de estoques públicos e privados de uma gama de produtos. A estimativa da produção sucroalcooleira e outras informações pertinentes são estendidas também à safra de café e de cana-de-açúcar.A Companhia Nacional de Abastecimento está presente em todas as regiões brasileiras, acompanhando a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor. A atuação da companhia contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar, e segue até a distribuição do produto no mercado.

Fonte:
Conab

0 comentários

Postar um comentário