terça-feira, 30 de julho de 2013

Boletim Ativos da Pecuária de Leite: Alta do preço do Leite melhora relação de troca por insumos


Os preços do litro de leite no mercado interno subiram de R$ 0,8829 na média do primeiro semestre de 2012 para R$ 1,0178 no mesmo período de 2013, segundo estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

O aumento melhorou a relação de troca do leite por importantes insumos para a pecuária leiteria, entre eles a ração (concentrado de 22% de proteína bruta), o glifosato e o diesel. No boletim “Ativos da Pecuária de Leite”, são analisados os diversos itens que compõem o custo da pecuária leiteira.

Para a CNA/Cepea, o complexo agroindustrial do leite no Brasil passou por mudanças estruturais nos últimos anos, submetendo os integrantes da cadeia a um processo de adaptação. Este contexto expõe a necessidade de profissionalização do produtor rural tendo em vista a sustentabilidade da atividade. Questões gerenciais, inclusive o conhecimento detalhado sobre os custos de produção, se tornam cada vez mais relevantes no planejamento e no processo decisório da propriedade, aponta o boletim.

Acesse a íntegra do Boletim Ativos da Pecuária de Leite - Edição 29/ Julho 2013:
http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/ativos_leite_n29b.pdf

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

0 comentários

Postar um comentário