quarta-feira, 3 de julho de 2013

Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central em Cuiabá-MT


Você imaginou que o seu negócio chegaria tão longe, do outro lado do planeta? Esta é a pergunta-chave de um dos eventos mais esperados pelos produtores brasileiros: a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, que acontecerá entre os dias 8 e 9 de agosto, em Cuiabá/MT. Nesta sexta-feira (5), será realizado o lançamento oficial do evento em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

O lançamento ocorre no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema FAMASUL), às 8h. Serão apresentados o formato da Bienal e os temas que serão discutidos na programação para lideranças rurais, imprensa, produtores e profissionais da área. Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do MT (FAMATO) estarão presentes no dia. O diferencial da Bienal em relação a outros eventos do setor é que funciona como uma vitrine dos temas expostos, através de workshops, palestras e painéis. Além disso, o modelo utilizado é participativo e permite a total interação entre palestrante e público de forma direta.

Destinado a produtores rurais, pesquisadores, técnicos e extensionistas, fornecedores e distribuidores das cadeias produtivas do agronegócio, lideranças de entidades governamentais e não governamentais, o evento é organizado pelas Federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Goiás (FAEG) e Distrito Federal (FAPE-DF). A Bienal do Brasil Central é bianual, ou seja, acontece a cada dois anos, é realizada de forma rotativa, o que significa que cada edição será sediada em um dos Estados do Centro-oeste. Em 2010 foi em Goiânia e este ano será em Cuiabá. A Famasul, assim como na edição anterior, organizará uma comitiva do Estado para o evento.

Para o presidente do Sistema FAMASUL, Eduardo Riedel, a Bienal mostra o que a agricultura faz pelo Centro-Oeste e, por extensão, pelo País. “A evolução na produção agrícola reflete o investimento em tecnologias e o empreendedorismo dos agricultores, sempre ousados na adoção de novas formas de produção”. Segundo o diretor de relações institucionais da entidade, Rogério Beretta, os pontos centrais do encontro são os principais entraves do Brasil Central, que interferem no crescimento do setor. “O foco é o Centro-oeste porque é considerado um dos pontos iniciais das grandes questões do agronegócio e é, por exemplo, a principal produtora de soja e de milho do país”, destaca Beretta. Além destes temas, também serão debatidos assuntos como logística, mão de obra, novas tecnologias, cobrança de royalties, política agrícola.

Na Bienal será realizada a palestra ‘Centro-oeste: o futuro do Brasil passa por aqui’, ministrada pelo sócio da RC consultores, Paulo Rabelo de Castro. O evento também terá três painéis de debates. O primeiro, chamado O futuro do agro – sucessão dos negócios, tratará especificamente da questão da sucessão familiar e o mediador será o presidente da Famasul, Eduardo Riedel. “É um tema importante porque uma nova geração que está entrando para assumir o agronegócio, uma geração moderna e digital, muito diferente da anterior”, acrescenta Riedel.

O segundo tratará dos problemas do apagão da mão de obra. Entre as palestras do assunto está o tema: ‘Como atrair mão de obra e qualificar’, da professora da Fundação Dom Cabral (FDC), Teresa Roscoe. O terceiro painel é sobre biotecnologia, com foco nos desafios da biossegurança e modelos de remuneração.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL
www.famasul.com.br

0 comentários

Postar um comentário