sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alertas de Mercado: Café , Frango e Suínos



Café


O volume total de café exportado pelo Brasil na safra 2012/13 (de julho/12 a junho/13) ficou apenas 2,5% superior ao da temporada anterior, porém a receita recuou fortemente (24%). Segundo agentes consultados pelo Cepea, a expectativa era superar expressivamente os embarques de 2011/12, já que a safra foi recorde em ano de bienalidade negativa. De acordo com dados da Cecafe, o volume de café de todos os tipos exportado na temporada 2012/13 somou 30,54 milhões de sacas, enquanto a receita totalizou US$ 6 bilhões. Já o preço médio (FOB) de todos os tipos de café foi de US$ 195,39/saca de 60 kg, expressivos 25,8% inferior à média da temporada 2011/12.

Pesquisadores do Cepea relatam que o baixo volume embarcado na safra pode estar atrelado à constante retração de vendedores brasileiros, que, diante das quedas nas cotações do café, esperavam recuperação nos valores. Essa postura foi favorecida pelo fato de a maior parte desses agentes estar capitalizada e, portanto, sem necessidade de venda. Por outro lado, compradores, nacionais e também externos, apostaram na continuidade da queda nas cotações.

Frango

Os preços do frango vivo seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Nesse cenário, o preço médio do frango vivo no estado de São Paulo na parcial de julho (de 1° a 17) atingiu patamar recorde, em termos nominais, considerando-se o mesmo período dos meses de julho da série histórica do Cepea, iniciada em 2004. Vale ressaltar, no entanto, que, considerando-se os valores reais (deflacionados pelo IGP-DI de jun/13), os preços do acumulado neste mês de julho são inferiores aos do mesmo mês dos últimos três anos. Segundo pesquisadores do Cepea, as recentes elevações estão atreladas, principalmente, à redução no alojamento de pintainhos de corte.

Por ora, frigoríficos tentam repassar os reajustes nos preços do vivo para as carnes. Entretanto, alegam dificuldades, especialmente com a entrada da segunda quinzena do mês, quando tipicamente a demanda enfraquece e as cotações, consequentemente, são pressionadas.

Suínos

Os produtores de suínos esperam menores custos de produção no segundo semestre deste ano. Segundo levantamento realizado junto a colaboradores do Cepea, são diversas as estratégias de suinocultores na hora da compra de milho e de farelo de soja para garantir o abastecimento a preços competitivos, principais componentes da ração. Além disso, há a expectativa de cotações mais baixas desses insumos já neste semestre, principalmente do milho.

No mercado de suínos, os valores atuais estão maiores que há um ano, em termos nominais. Nesse cenário, o poder de compra do suinocultor está maior neste ano. Frente ao milho, o poder de compra na parcial de julho chega a superar 70% o observado no mesmo período de 2012 em Rondonópolis (MT); em Campinas (SP), o aumento foi de 44% e, no oeste catarinense, de 50%. Em relação ao farelo de soja, o aumento no poder de compra também foi de 50% na região de Chapecó. Em Campinas, o suinocultor consegue comprar 45% a mais do cereal neste ano e em Rondonópolis, 22%. 

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

0 comentários

Postar um comentário