terça-feira, 25 de junho de 2013

Paternidade do Touro Backup Sob Suspeita


A revista Veja publicou uma nota anunciando que uma análise genômica feita por pesquisadores da Unesp teria revelado que o touro não era filho de Fajardo, “o nelore que, aliás, detinha o recorde [de comercialização de sêmen] anterior”. A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) já foi informada do suposto erro.

Nota de Esclarecimento CRV Lagoa

O consagrado touro Backup, em sua vida reprodutiva, comercializou mais de 600 mil doses de sêmen, recorde absoluto da raça nelore e de todas as demais raças zebuínas no Brasil e no mundo. A confiança na sua genética pelo mercado é tamanha, que sua utilização pelos programas de melhoramento proporcionou a avaliação de mais de 15.500 filhos (equivalentes-progênies) no Sumário PAINT Consolidado 2012.

A CRV Lagoa, através do seu programa de melhoramento genético em gado de corte – PAINT, em parceria com a Conexão Delta G e Unesp de Araçatuba, participou de um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore. Como parte do processo de pesquisa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, que investiga simultaneamente 777.000 SNP de um animal.

Dada a importância da correta informação de parentesco, para a condução das avaliações genéticas, foi confrontada a genealogia conhecida (oficial) com aquela formada a partir das informações genômicas de cada reprodutor.

Nesse processo de confrontação, o grupo de pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida dos animais estudados. A frequência encontrada nesta amostra foi de 5,7%, indicando um valor baixo quando comparado aos padrões internacionais, publicados em diversos estudos, que apresentam taxas de inconsistências genealógicas ao redor de 15%.

O grupo de pesquisa comunicou a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), como entidade delegada pelo Ministério da Agricultura pela administração e execução do registro genealógico das raças zebuínas, informando a lista de reprodutores com inconsistências genealógicas encontradas.

Sabemos que a metodologia utilizada é muito eficiente na identificação de inconsistências genealógicas, contudo esta técnica não possui a máxima eficiência para a certificação da genealogia correta, portanto estudos complementares são necessários para dirimir dúvidas sobre este tema.

No caso específico do reprodutor Backup, a hipótese de paternidade está sendo reconfirmada pelo grupo de pesquisa e, em breve, o mercado será comunicado do resultado oficial.

A CRV Lagoa, seguindo sua filosofia de transparência e respeito aos criadores e ao mercado, reforça seu empenho para esclarecimento desta e de outras questões técnicas relacionadas a pecuária nacional.

Atenciosamente,

CRV Lagoa

0 comentários

Postar um comentário