sexta-feira, 21 de junho de 2013

MAPA institui Programa Nacional de Prevenção e Controle do Cancro Europeu das Pomáceas (PNCEP)

                                                       Foto pé de marmelo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu nesta sexta-feira, 21 de junho, o Programa Nacional de Prevenção e Controle do Cancro Europeu das Pomáceas (PNCEP). Na Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União foram estabelecidos os critérios e procedimentos para a contenção da praga que ataca pereiras, macieiras, nespereiras, marmeleiros, ameixeiras e plantas ornamentais.

Entre as medidas de prevenção e controle da praga em pomares, estão regras específicas para o período de poda e para a produção de mudas. A mesma norma também institui o grupo nacional que vai acompanhar e avaliar as ações do PNCEP. A equipe será responsável ainda por elaborar o cronograma de atividades, analisar propostas de métodos para o controle da praga e promover a educação sanitária e a formação e treinamento dos profissionais envolvidos no PNCEP.

O grupo nacional é composto por servidores do Mapa e representantes das Superintendências Federais de Agricultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa); Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc/SC); Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM).

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
Vanessa Reis
imprensa@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário