sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mapa irá monitorar vinte e uma Cultura Agrícola na Safra 2013/14


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União, dessa quinta-feira, 27 de junho, a lista de 21 culturas agrícolas do ano safra 2013/2014 que serão monitoradas em relação à quantidade de resíduos de praguicidas e contaminantes.

A medida tem por objetivo monitorar os produtos diretamente nos centros de distribuição, nas empresas responsáveis pelo beneficiamento e embalagem dessas culturas e nos produtores rurais, de forma a evitar que o consumidor tenha contato com alimentos que não estejam dentro dos padrões de segurança estabelecidos.

A Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, incluindo os Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros), serão os responsáveis por analisar as amostras de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminates (PNCRC) dos produtos de origem vegetal.

A quantidade de culturas citadas na Instrução Normativa deve aumentar anualmente até a obtenção de um diagnóstico amplo sobre a qualidade sanitária das principais culturas agrícolas produzidas e consumidas no Brasil. As chamadas “culturas não amplamente cultivadas” ou “minor crops”, como por exemplo pimentão, alface e tomate, também estão contempladas no escopo de interesse do PNCRC.

No início de junho, o Mapa lançou o Manual de Coleta de Amostras do PNCRC em produtos de Origem Vegetal com as diretrizes técnicas que devem ser seguidas durante a coleta de amostras que serão analisadas pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários. Clique aqui para acessar a Instrução Normativa na íntegra e aqui para visualizar o manual.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
Vanessa Reis
imprensa@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário