Grupo vai subsidiar elaboração ou revisão de padrão oficial de alimentos. Revisão começa com amendoim, batata e castanha do Brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou Grupo Técnico de Apoio à elaboração e revisão de Regulamentos Técnicos de Produtos de Origem Vegetal (GT ART).
O GT ART foi criado com o objetivo de atender a grande demanda que se apresenta no momento para elaboração e revisão dos Regulamentos Técnicos, instrumento que permite ao Mapa o constante acompanhamento e verificação da qualidade dos produtos ofertados ao consumidor, tanto para o comércio nacional quanto para o internacional.
A equipe vai atuar junto a produtores e a iniciativa privada com o objetivo de realizar reuniões técnicas, testes práticos, estudos específicos, pesquisas e levantamento de informações que servirão de subsídios para que a Divisão de Normas de Produtos de Origem Vegetal (DNP/DIPOV), que coordenará os trabalhos do GT, possa elaborar ou revisar os padrões oficiais de classificação.
As primeiras ações serão voltadas para a revisão dos regulamentos técnicos do amendoim, da batata e da castanha do Brasil. O GT ART também irá levantar dados para a elaboração dos padrões oficiais de classificação do café torrado e do açúcar.
Fiscais federais agropecuários foram designados para promover os encontros regionais e a DPN será responsável pelos eventos nacionais. A indicação dos participantes foi feita para aproveitar o conhecimento e a experiência dos integrantes e compatibilizar a lotação dos servidores com a importância regional dos produtos.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
Vanessa Reis
imprensa@agricultura.gov.br
0 comentários
Postar um comentário