Foto: Lia Barbieri
Os frutos para demonstração da BRS Tortéi, no estande institucional da Embrapa, estarão disponíveis a partir das 19h, quando ocorrerá o lançamento oficial feito pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, pela pesquisadora responsável pelo desenvolvimento da variedade, Rosa Lia Barbieri, e parceiros. Na ocasião, os visitantes da feira e curiosos na produção agrícola poderão conferir a variedade crioula, adequada para cultivo agroecológico.
"Cada planta pode produzir até 50 abóboras pequenas, com polpa alaranjada, de consistência firme e rica em carotenoides", explicou a pesquisadora. Ela destaca o tamanho do fruto – com 10 a 15 cm de diâmetro – como uma excelente opção para consumidores que moram sozinhos ou têm famílias pequenas. "A BRS Tórtei também é ideal para o consumo do fruto inteiro, recheado, em porção individual", lembra Lia Barbieri.
Inclusive pelo tamanho reduzido, a nova cultivar de abóbora possui formato achatado com gomos salientes e coloração variada. "A cor da casca dos frutos varia ao longo do tempo após a colheita, desde verde-acinzentado até rosado e alaranjado", observa.
Segundo Lia Barbieri os frutos maduros também podem ser utilizados para decorar ambientes, ser colocados em cestas, recipientes de madeira, vidro ou cerâmica, sobre mesas e aparadores, enfeitando salas, cozinhas e restaurantes. "A durabilidade dos frutos pode ser de até um ano", constata.
A Empresa lança a cultivar com indicação das melhores práticas e de seu comportamento durante o cultivo, e orientações para que os próprios agricultores produzam suas sementes.
Para ofertar as primeiras sementes para as propriedades rurais , a Embrapa fez uma parceria com a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur/Conaterra. Os interessados podem procurar a Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Capão do Leão. Os contatos são: (53) 3275-9291 / encpl.snt@embrapa.br
BRS Tortéi
Muito produtiva – 50 frutos por planta
Grande durabilidade – dura até um ano pós-colheita
Plantio entre setembro a novembro
Colheita entre fevereiro a abril
Destaques:
Culinária – pratos salgados e resgate cultural de descendência de famílias italianas
Decoração – coloração variada e tamanho pequeno, que permite adequação em recipientes
Mercado alimentício – opção indicada para consumidores que moram sozinhos, devido ao tamanho
Cristiane Betemps – Jornalista (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado
(53) 3275-8215 / Cristiane.betemps@embrapa.br
0 comentários
Postar um comentário