sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cepea e Ovos Brasil oferecem ao mercado Indicadores de Preços de Ovos Brancos e Vermelhos


O mercado brasileiro passa a contar com preços diários de ovos. Os Indicadores CEPEA/OVOS BRASIL são elaborados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com o Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos que objetiva expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios para a saúde. A cadeia produtiva de ovos é a 27ª a integrar o portfólio de pesquisas contínuas do Cepea.

Os primeiros indicadores desta parceria se referem a ovos do tipo extra, brancos e vermelhos, que costumam ser tomado como referência para preços dos demais tipos. Os produtos cotados se destinam exclusivamente ao consumo in natura – vendas para o uso industrial não estão incluídas.

Os Indicadores CEPEA/OVOS BRASIL referem-se a ovos em duas categorias: produto posto no atacado (inclui frete, “CIF”) e a retirar na área de produção (“FOB”). Na categoria “CIF”, são divulgados preços de ovos postos na Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro e Grande Belo Horizonte. Em relação aos preços a retirar (“FOB”), os interessados dispõem de informações nas praças de Ribeirão Preto e Bastos, ambas no estado de São Paulo.

Para a elaboração desses indicadores, são consultados produtores, associações de produtores e compradores do segmento atacadista. Após reunião de dados específicos sobre os processos de produção e comercialização de ovos, a equipe do Cepea iniciou coleta diária de informações de mercado e submeteu os valores a diferentes tratamentos estatísticos. O objetivo deste procedimento de praxe do Cepea foi identificar os critérios de cálculo que mais adequadamente representam a realidade deste mercado. O resultado da análise apontou a exclusão de valores que extrapolem coeficiente de variação de 2,5 e, simultaneamente, estejam acima ou abaixo de dois desvios padrão da média. A média diária é constituída por valores coletados no dia corrente e nos sete anteriores (média móvel de oito dias corridos).

Conforme o presidente do conselho diretivo do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer, “o processo de formação de preços de ovos no País ainda carece de referenciais que proporcionem maior simetria de informação a todos que constituem a cadeia. Nesse sentido, o Cepea tem a contribuir, aplicando também a este setor a experiência que acumula desde 1994 na elaboração de Indicadores de Preços, de forma idônea e isenta”. O diretor executivo do Instituto, José Roberto Bottura, ressalta ainda que “há uma necessidade latente do setor produtivo de ovos, à qual a entidade está atenta e, agora, através desta parceria, será possível proporcionar dados confiáveis que beneficiarão a todos”.

Médias semanais podem ser acessadas no site do Cepea (http://cepea.esalq.usp.br/ovos/) e valores diários no site do Instituto Ovos Brasil (www.ovosbrasil.com.br), a partir de prévio cadastro gratuito.

Fonte: Cepea

0 comentários

Postar um comentário