sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bahia , Distrito Federal , Minas Gerais e Rio Grande do Sul criam grupo de trabalho para regulamentar SIF


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, esteve em reunião com secretários de agricultura dos Estados de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; Rio Grande do Sul, Luis Fernando Marinardi; Bahia, Eduardo Seixas de Salles, e Distrito Federal, Lúcio Taveira Valadão, preocupados em regulamentar o Serviço de Inspeção Federal (SIF) de seus Estados. O encontro aconteceu nesta quinta, dia 27, em Brasília.

Andrade propôs a criação de um grupo de trabalho composto por dois representantes de cada Estado para discutir as questões que envolvem a regularização.

– Nada melhor do que ouvir quem vive o problema. Vamos constituir este grupo, fazer as reuniões e chegar a um denominador comum – disse o ministro.

Os produtos com SIF podem circular dentro do país e podem ser exportados sem restrição.

Outro assunto discutido pelos secretários é manter as plantações livres da lagarta Helicoverpa. De acordo com Antônio Andrade, o controle da lagarta está sendo discutido pelo ministério em três vertentes: aumentando a quantidade de sementes transgênicas, protegidas contra a ação da lagarta; desenvolvendo pesquisas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para entender melhor o que é a helicoverpa e estudando produtos que possam combater a lagarta sem prejudicar a saúde humana.

– Esta é uma questão prioritária no ministério e vamos resolver o quanto antes – ponderou o ministro.

Fonte: MAPA

0 comentários

Postar um comentário