quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vem aí a Expocafé 2013


Faltando duas semanas para o início da Expocafé, principal feira nacional de máquinas e insumos para a cafeicultura, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Marcelo Lana, reuniu-se nesta segunda-feira (27) com representantes da Comissão Organizadora do evento. No encontro foram abordados os últimos preparativos e as expectativas para a feira que terá início no próximo dia 11 de junho, em Três Pontas (Sul de Minas Gerais), com a realização do 4º Simpósio de Mecanização da Lavoura. De 12 a 14 de junho a Expocafé vai estar aberta aos interessados em conhecer e adquirir maquinário e insumos. 128 empresas expositoras já estão confirmadas para o evento e restam apenas dois estandes para serem comercializados.


O café é o principal produto de exportação do Brasil e o segundo da balança comercial de Minas Gerais. Mais da metade do público que visita anualmente a Expocafé é formado por pequenos agricultores interessados em técnicas e equipamentos para diminuir as perdas e aumentar a rentabilidade da lavoura. "A realização da Expocafé justifica uma premissa básica da EPAMIG que foca a pesquisa aplicada, baseada em sustentabilidade, emprego e distribuição de renda. Além disso, a Empresa se alinha às diretrizes do Governo Minas Gerais que está cada vez mais potencializando o agronegócio café", destaca Marcelo Lana.

O presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho, ressaltou a importância dos investimentos em tecnologia e mecanização. "A tecnologia é uma condição básica para quem quer se manter na atividade cafeeira. Há uma década, a colheita por hectare era de oito a nove sacas de café. Hoje, com a mecanização, a média chega a 25 sacas", diz.

A Expocafé é também uma importante difusora de tecnologias para o setor cafeeiro. Além das novidades em equipamentos, os visitantes da feira poderão conhecer novas variedades de café desenvolvidas pela EPAMIG, que têm como características o vigor e a tolerância à seca.

Expocafé 2013

11 de junho

4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira - de 8h às 18h - inscrições prévias -www.epamig.br/expocafe
12 a 14 de junho

Feira aberta à visitação - entrada gratuita - de 8h às 17h30.
Fazenda Experimental de Três Pontas / EPAMIG - Rodovia Três Pontas - Santana da Vargem - km 6 - Zona Rural
Ascom EPAMIG
imprensa@epamig.br

0 comentários

Postar um comentário