sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sonho ou Realidade : Vem aí a Internet Rural


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, revelou nesta quinta-feira (16) que o governo vai exigir das operadoras a implantação da internet rural a partir do primeiro semestre de 2014. 

Em julho do ano passado, o governo realizou o leilão da faixa de frequência de 450 megahertz destinada à telefonia móvel e internet em zonas rurais, juntamente com o leilão da faixa de 2,5 gigahertz para a telefonia móvel de quarta geração, a 4g.

A meta, segundo ele, é tornar a internet disponível para 90% da população brasileira em cinco anos.

Já na próxima semana o ministro pretende se reunir com as operadoras para avaliar o andamento da implantação da infraestrutura para a internet rural no país.

É uma iniciativa que chega em boa hora.

Vai facilitar a chegada de informação mais ágil ao homem do campo, que se informatiza com velocidade para aumentar sua produtividade.

E, mais importante, cada vez mais o produtor rural tende a realizar seus negócios de forma online. É uma realidade que já existe quanto se trata de operações de proteção de preços nas bolsas de mercadorias, como a BM&F.

Em breve, começará a ganhar corpo também a realização online dos próprios negócios físicos, tanto de venda de produtos agrícolas quanto de compra de insumos para a produção.

Fonte: Sociedade Rural Brasileira por Silmar Cesar Muller * Jornalista e Consultor de Agronegócios

0 comentários

Postar um comentário