sexta-feira, 3 de maio de 2013

Soja transgênica da Embrapa produz enzima que atua no combate ao vírus da Aids


Uma pesquisa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia busca o desenvolvimento de uma variedade transgênica de soja que expressa uma enzima capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da Aids. Por meio de técnicas de biotecnologia, a leguminosa está produzindo a cianovirina-N, enzima com comprovada eficácia contra o vírus, que inibe a replicação do HIV ao se ligar a seus oligossacarídeos (açúcares).

A equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (NCI, na sigla em inglês) e dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos foi quem identificou o potencial desta enzima no combate a doenças virais. Entretanto, os cientistas tinham dificuldade em encontrar um método economicamente viável para produzi-la em larga escala. Ao ficarem sabendo que um grupo brasileiro, liderado pelo professor Elíbio Rech da Embrapa, havia desenvolvido uma técnica para inserção de genes em soja, surgiu a oportunidade de parceria.

Os norte-americanos forneceram a sequencia genética codificadora do gene e os brasileiros a inseriram no genoma de uma variedade de soja da Embrapa. O resultado é que as sementes das plantas transgênicas estão produzindo a cianovirina. O desafio atual é melhorar o processo de extração da proteína, purificando quantidades maiores da enzima das sementes de soja.

“Nossa intenção é produzir uma quantidade suficiente da proteína para testar o principio ativo em macacas nos Estados Unidos, e posteriormente em seres humanos”, explica Rech.

Fonte: Fapesp

0 comentários

Postar um comentário