quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seminário: Transição agroecológica e a sustentabilidade dos sistemas de produção


Aumentar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas é o objetivo da transição agroecológica. O processo representa a mudança das bases da produção, com adoção de práticas que visam à conservação dos recursos naturais e ao bem-estar da população.

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Walter Matrangolo afirma que "no momento atual, o grande desafio é tornar a agricultura cada vez mais saudável e menos degradadora da natureza e da qualidade de vida".

A transição agroecológica passa por diversas etapas. No Marco Referencial em Agroecologia, documento publicado pela Embrapa, são listados três passos da transição que ocorrem dentro das propriedades:

- redução e a racionalização do uso de agroquímicos e fertilizantes sintéticos;

- substituição dos insumos químicos por outros de origem biológica;

- manejo da biodiversidade e redesenho dos sistemas produtivos.

Walter Matrangolo explica que, entre as inúmeras estratégias para tornar a agricultura mais sustentável, "a ciência da Agroecologia busca adotar a união do saber científico com o saber oriundo dos povos tradicionais. Esse saber ancestral é e sempre será a base da agricultura, construída ao longo de gerações na lida com a natureza. A biodiversidade e os saberes tradicionais permitirão à humanidade criar uma nova agricultura, uma agricultura de base ecológica, que permita que façamos bom uso das sementes e dos saberes necessários à continuidade da vida".

Atualmente, a agricultura de transição ecológica tem recebido cada vez mais atenção e será tema de um seminário durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT) no dia 23 de maio na Embrapa Milho e Sorgo.

O seminário terá como "objetivos principais socializar conceitos sobre agroecologia e programas institucionais relacionados ao tema, identificar demandas e estabelecer prioridades para pesquisa e transferência participativas oriundas da agricultura familiar", conforme explica o coordenador do evento, Fredson Ferreira Chaves. Ele destaca que também haverá apresentação de experiências exitosas de agricultores que desenvolvem seus sistemas de produção em bases agroecológicas e serão feitas visitas à fazendinha agroecológica e à vitrine de tecnologias da Embrapa.

O Seminário "Agricultura de Transição Agroecológica" contará com a participação de um grupo de 54 pessoas do Território da Cidadania Serra Geral, localizado no Norte de Minas. Na região, a Embrapa Milho e Sorgo desenvolve o projeto Rede Geral, ligado ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, com o objetivo de organizar parcerias para capacitação de extensionistas e agricultores em estratégias de inclusão produtiva.

Ao todo, 25 agricultores atendidos pelo Plano Brasil Sem Miséria, dez extensionsitas e 19 estudantes que atuam no Rede Geral se deslocarão até Sete Lagoas para participar do seminário, pois as tecnologias de base agroecológica são consideradas de grande importância para promover o desenvolvimento sustentável da região e a melhoria da qualidade de vida dos produtores.

Para conferir a programação completa do seminário e fazer inscrição para o evento, interessados devem acessar a página da SIT na internet: http://sit.cnpms.embrapa.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3027-1275.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina.torres@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário