quarta-feira, 29 de maio de 2013

OuroFino Agronegócio: Controle de plantas daninhas em cana-de-açúcar durante o período de estiagem


Como todos já sabem o controle das plantas daninhas na cultura da cana de açúcar assim como em qualquer outra cultura é de fundamental importância, já que essas plantas invasoras podem causar perdas de até 80 % na produtividade do canavial, dependendo da pressão de infestação.

Na região Centro-Sul do país estamos entrando na estação da seca, que geralmente inicia-se no final de abril e se estende até a segunda quinzena de setembro. Durante esse período temos um grande déficit hídrico na grande maioria dos estados dessa região.

O manejo químico das plantas daninhas é mais eficaz quando realizado durante a estação chuvosa, pois a água disponível no solo e o intenso desenvolvimento das plantas daninhas favorecem a absorção dos herbicidas. No entanto a colheita de cana-de-açúcar nas regiões Sudeste e Centro- Oeste do Brasil inicia-se nos meses de abril/maio, estendendo-se até novembro/dezembro do ano agrícola, os produtores têm dificuldade em concentrar as aplicações de herbicidas somente na estação chuvosa, o que os leva a aplicá-los também no período de estiagem, a fim de que persistam no solo até o inicio da estação chuvosa1.

Diante dessa necessidade de aplicação na época em que temos um menor índice pluviométrico é necessário a utilização de produtos químicos que contenham características que favoreçam a aplicação nesse período. Para isso os herbicidas utilizados na época seca devem apresentar alta solubilidade em água e fraca ou moderada adsorção ao solo. Assim, mesmo numa condição de baixa umidade no solo, parte do produto será dessovida para a solução e estará disponível para absorção pela radícula e/ou caulículo das plântulas das plantas daninhas2; 3.

Dentre os herbicidas registrados para a cultura da cana de açúcar, temos as seguintes moléculas que se enquadram dentro dessas características: amicarbazone, imazapic, hexazinona, isoxaflutole, sulfentrazone e tebutiuron são recomendados para o uso na época seca2;3 .

Esses herbicidas são classificados como de alta a extremamente alta solubilidade em água, hidrofílicos ou medianamente lipossolúveis, pouco ou não voláteis, fraca ou moderada adsorção ao solo2; 4.

Dentro dessas características dos herbicidas indicados para aplicação durante o período de estiagem, a Ourofino oferece na sua linha de produtos para a cultura da cana-de-açúcar, os herbicidas FortalezaBR e MagnusBr, cujo os ingredientes ativos são Tebutiuron e a Hexazinona, respectivamente, oferecendo assim aos produtores alternativas para o controle das principais plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar durante todo o ano.


Ana Paula da Silva – Engenheira Agrônoma – Dep. Técnico Ourofino Agrociência

Fonte: OuroFino Agronegócio

0 comentários

Postar um comentário