sábado, 25 de maio de 2013

Embrapa Estudos e Capacitação lança primeiro Catálogo de Cursos


Sete temas voltados para o desenvolvimento da agricultura nos trópicos compõem o primeiro Catálogo de Cursos organizado pela Embrapa Estudos e Capacitação. Todas as sete capacitações já foram aplicadas e estão à disposição de organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas, que atuam em pesquisa, ensino, assistência técnica, extensão rural e desenvolvimento rural. Os cursos foram estruturados pedagógicamente em conjunto com várias Unidades de Pesquisa da Embrapa e com instituições parceiras, a partir do conteúdo técnico por elas gerado.

Nesta primeira edição da publicação são encontradas informações como o objetivo, o conteúdo programático e a carga horária, entre outras, dos seguintes cursos: “ Agricultura como motor do desenvolvimento econômico e social”; “Técnicas em experimentação agrícola”; “Agricultura orgânica”; “Agricultura de conservação para pequenas propriedades”; “Manejo e conservação de recursos genéticos vegetais”; “Produção de milho e de sementes de milho em pequenas propriedades”; e “Formação, recuperação e manejo de pastagens”.

Desde a criação da Embrapa Estudos e Capacitação, há três anos, mais de 560 técnicos brasileiros e de cerca de 80 países, participaram dos cursos. De acordo com o chefe-adjunto de Capacitação Paulo Melo, esse trabalho está sustentado em três premissas: foco nas pessoas, para fortalecer competências e construir conhecimento, com ênfase em necessidades previamente levantadas; aprendizagem significativa, em ambiente favorável à discussão e à troca de experiências, em que os participantes recebem informações e, confrontando-as com a sua própria experiência, constroem novos conhecimentos, e; os participantes são agentes de desenvolvimento técnico, econômico e social, e não apenas disseminadores de tecnologias. 

Beatriz Pinheiro, chefe geral da Unidade, explica que novos cursos são formatados em parceria com os demais centros de pesquisas da Empresa e com parceiros. “Oferecemos suporte e capacitamos instrutores e mediadores no processo ensino-aprendizagem. Além disso, avaliamos os projetos de capacitação, compatibilizando-os com a proposta didático-pedagógica mais apropriada, implementamos os projetos e acompanhamos sua execução”, reforça.

Exemplares do Catálogo podem ser solicitados à chefia geral da Embrapa Estudos e Capacitação ou seu conteúdo acessado pelo sítio da unidade na Internet (www.cecat.embrapa.br).


Fonte: Embrapa

0 comentários

Postar um comentário