sexta-feira, 10 de maio de 2013

Embrapa e MAPA assinaram termo de cooperação para ações de apoio à análise de políticas agrícolas


A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinaram um termo de cooperação para o aprimoramento do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL) e o desenvolvimento de aplicações geoespaciais para análise de risco agrícola. As ações vão apoiar o planejamento e a execução da política agrícola oferecendo um sistema com informações e dados básicos sobre condições de áreas agrícolas.

Estão previstos no termo de cooperação, publicado no Diário Oficial do dia 30 de abril, a integração de bases de dados ao SOMABRASIL e o desenvolvimento de ferramentas específicas para o Ministério. Lançado em novembro do ano passado, o SOMABRASIL integra dados tabulares e informações geradas por satélites para monitoramento das atividades agropecuárias e está disponível na forma de WebGIS, na internet (www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil/). As aplicações desenvolvidas para o MAPA vão apoiar a geração de análises espaciais e relatórios a partir do cruzamento de informações em escala nacional, regional, estadual e municipal.

A Embrapa Monitoramento por Satélite vai atuar ainda no desenvolvimento de aplicações para apoiar a análise de risco agrícola a partir de índices de vegetação, utilizados como indicativo de anomalias na produção e indicativo de processo de degradação de pastagens. Serão gerados mapas de regiões agropecuárias brasileiras que estejam sob influência de fatores de riscos climáticos. “São informações consistentes e úteis para apoiar o monitoramento da agricultura e do seguro rural, e também fornecer suporte técnico para análises de recursos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro)”, explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Édson Luis Bolfe.

Os resultados vão complementar o projeto já em desenvolvimento junto à Embrapa Informática Agropecuária (Agritempo), contribuindo para identificar, qualificar e quantificar os riscos envolvidos na agricultura, definir o público-alvo das políticas agrícolas de minimização de riscos e agilizar a tomada de decisões no âmbito da Secretaria de Política Agrícola (SPA).



Mais informações: Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)

Embrapa Monitoramento por Satélite

Tel.: (19) 3211-6200

graziella.galinari@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário