quarta-feira, 15 de maio de 2013

Destaque no Clarifide Nelore: Avesso da Bela TE


Avesso da Bela, filho do Rambo MN em uma das principais doadoras da Bela Alvorada – Nelore Zan, Jurada da Bons., é um dos melhores touros avaliados até hoje pelo Clarifide Nelore. Nascido em 2003, o touro de propriedade da Fazenda da Bela Alvorada, possui sêmen disponível na CRV Lagoa.

Clarifide Nelore é um amplo painel de marcadores de DNA desenvolvido pela Zoetis, especificamente para o rebanho Nelore brasileiro. Baseado em predições genéticas para características como reprodução, crescimento, habilidade materna e carcaça, o produto permite aos pecuaristas tomar decisões confiáveis na seleção e acasalamento de bovinos da raça Nelore.

Abaixo temos a avaliação do Clarifide do Avesso. O touro se destaca em crescimento em todas as idades, perímetro escrotal, habilidade materna, precocidade sexual, produtividade acumulada, longevidade, rendimento de carcaça e consequentemente no alto índice reprodutivo da Zoetis.



Interpretação do gráfico: quanto mais cheia a barra, melhor o animal é na característica avaliada. Este gráfico do Clarifide nos ajuda facilmente a verificar quais os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada animal e assim podemos utilizar esta informação para otimizar o acasalamento de cada fêmea. Características: IMVPR: índice reprodutivo, GORD: espessura de gordura, AOL: área de olho de lombo, CE365 e CE450: circunferência escrotal aos 365 e 450 dias, HM120: habilidade materna aos 120 dias de idade, P120, P365 e P450: peso aos 120, 365 e 450 dias, PAC: produtividade acumulada, STAY: stayability (longevidade), IPP: idade ao primeiro parto e PPP: probabilidade de parto precoce.

Além de excelente avaliação genômica no Clarifide, Avesso da Bela se destaca na avaliação genética do Programa Nelore Brasil da ANCP, com MGT de 22,26 , TOP 0,1%, com mais de 470 filhos avaliados com destaque para todas as características economicamente importantes.

Com estas excelentes avaliações do Avesso, tanto no Clarifide Nelore quanto na ANCP, nos dá a certeza de ser um touro geneticamente melhorador e com potencial para ser utilizado em todos os rebanhos brasileiros.

Fonte: Zoetis

0 comentários

Postar um comentário