sexta-feira, 31 de maio de 2013

Alertas de Mercado: Arroz , Frango e Suínos


Arroz

Os preços do arroz em casca mantiveram certa estabilidade na última semana. Entre 21 e 28 de maio, Indicador do Arroz em Casca Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) teve ligeira queda de 0,02% (ou apenas um centavo por saca), fechando ontem a R$ 33,47/saca de 50 kg. No início da semana passada, houve um pequeno movimento de queda, porém produtores resistiram à redução no preço e negociaram apenas quando havia necessidade de “fazer caixa”. Algumas empresas, por sua vez, passaram a ofertar valores ligeiramente maiores, enquanto outras abriram compras somente para o arroz depositado; e as demais, não ofertaram preço para compra durante toda a semana.

Frango

O ritmo de comercialização no mercado avícola segue relativamente baixo, com os preços do frango vivo e da carne ainda em queda. Por ser final de mês e com o feriado dessa quinta-feira, 31 , colaboradores do Cepea comentam que, nesta semana, os negócios estiveram ainda mais enfraquecidos. Em relação à oferta, a quantidade de carne disponível no mercado nacional continua superior à demanda, o que dificulta a valorização tanto da carne quanto do vivo. Além disso, os principais insumos – milho e farelo de soja – apresentaram forte valorização ao longo de maio, fazendo com que o poder de compra dos avicultores retrocedesse pouco mais de 10% frente a esses produtos na região de Campinas (SP).

Suíno

O setor está otimista com a liberação das importações da carne suína de Santa Catarina para o Japão. O país asiático é o maior importador mundial do produto e há tempos é visado pela suinocultura catarinense. Segundo colaboradores do Cepea, as agroindústrias do estado avançam no processo de habilitação das plantas que atenderão este novo mercado. A perspectiva é que os embarques comecem no segundo semestre. No mercado interno, a baixa oferta de animais tem mantido os preços estáveis na maior parte das regiões pesquisadas pelo Cepea.

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

0 comentários

Postar um comentário