sexta-feira, 5 de abril de 2013

Programa Nacional de Avaliação de Touros 2013 tem mudanças no regulamento


A partir da ExpoGenética 2013, o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros) passará por mudanças em seu regulamento. A primeira delas diz respeito à realização do exame andrológico para testar a congelabilidade do sêmen dos animais participantes. Além de o exame ser feito na fazenda de origem, o animal passará por nova avaliação durante a ExpoGenética, a pedido das centrais de inseminação. O exame será feito por um técnico indicado pela ASBIA na chegada dos animais ao Parque Fernando Costa.

Outra mudança se refere à escolha dos animais. Anteriormente, a escolha era feita em um único dia e com a participação simultânea de criadores, técnicos da ABCZ e representantes das centrais de inseminação. A partir de agora, a avaliação visual passa a ser feita separadamente pelos três grupos. Primeiro, os animais serão avaliados pelo grupo de técnicos da ABCZ, no dia 21 de agosto, a partir das 8h às 11h. Na sequência, pelos criadores, das 14h às 17h. No dia 22 de agosto, entre 8h e 11h, é a vez dos representantes das centrais, que terão em mãos a lista dos touros pré-selecionados pelos técnicos e criadores.

A partir daí, os representantes das centrais definirão os 10 touros nelore, 2 brahman, 2 gir, 2 guzerá e 2 tabapuã que serão levados às centrais para coleta de sêmen. “Os animais (até dois touros) que tiverem mais de 50% de indicação de técnicos e criadores, mesmo que não tenham votos dos representantes das centrais, estarão aptos a passar para a 4ª fase, que é o congelamento do sêmen para distribuição entre os rebanhos colaboradores do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de zebuínos). Neste caso, em particular, o criador se responsabilizará pelas despesas de congelamento e distribuição destas doses”, informa o Lauro Fraga, gerente de fomento do PMGZ.

A ABCZ disponibilizou a listagem dos animais pré-selecionados para participar do PNAT 2013 em dezembro através do site www.pmgz.com.br. Os animais poderão ser inscritos até o mês de julho.

Confira o regulamento do PNAT 2013! Acesse: http://www.pmgz.org.br/arq/regulamentopnat20132.pdf

Balanço do PNAT

Em três anos de PNAT, já foram comunicadas à ABCZ as inseminações de 7.577 doses, que geraram o nascimento de 3.006 bezerros. Dos animais nascidos, 828 já fizeram a primeira pesagem no Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP). “O PNAT é um identificador da genética, com resultados de ponta a ponta. As avaliações que serão feitas com os filhos dos touros em teste possibilitarão gerar, com grande confiabilidade, DEPs para diversas características.

Com isso, completaremos um ciclo, que é contínuo, de identificar opções genéticas para o criador brasileiro”, garante o gerente de Fomento do PMGZ.
O material genético dos touros em teste já chegou a 155 propriedades, localizadas em 17 estados brasileiros, cadastradas como “Rebanho Colaborador”.

ExpoGenética 2013
A 6ª edição da ExpoGenética será realizada entre os dias 18 a 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. O início das inscrições de animais está previsto para o dia 03 de maio e o encerramento no dia 31 de julho.




Fonte: ABCZ

0 comentários

Postar um comentário